Coluna Nova Petrópolis
Raul Petry – 01/06/2023
Nova Petrópolis
RACHADURAS
Os vereadores da oposição tinham feito um pedido de informações sobre supostas rachaduras que teriam aparecido na creche nova da Linha Imperial. Nessa semana veio a resposta do Executivo, dizendo que eram rachaduras que pegaram só no reboco, provocadas por “dilatações térmicas”. Nenhum autor do pedido falou mais nada sobre isso. Talvez tenham se dado por satisfeitos com a resposta. Ou talvez não tenham entendido, porque a explicação é bastante técnica. Confesso que eu mesmo só entendi a parte de que as rachaduras estão no reboco. De resto, segue o mistério. Os vereadores estão há algumas semanas preocupados com esse assunto, mas não querem saber o que aconteceu com o prédio ali do lado, no posto de saúde. Eles admitem que teve algo errado na obra e era isso.
TACHÕES
Tem um grupo na cidade que se julga detentor máximo do conhecimento sobre o trânsito. O trânsito só pode ser regrado do jeito que eles acham certo. Qualquer coisa diferente do que eles pensam está errada. Eles são irredutíveis. Foi assim com o assunto do quebra-molas na RS-235 e de novo esta semana quando o vereador Cláudio Gottschalk levantou a possibilidade de retirada dos tachões das rótulas. Mas vale lembrar que ele pediu que fossem estudadas possibilidades. Só isso. Estudar possibilidades. Mas já sabemos que tocar nesses assuntos intocáveis é pecado.
PEDESTRES
A vereadora Kátia Zummach não gostou da ideia de retirar os tachões das rótulas e disse que também iria fazer um pedido, para que sejam colocadas sinaleiras no lugar das rótulas. Bem que fez o vereador Alexandre da Silva, retrucando que as sinaleiras pouco protegem os pedestres, já que na sinaleira que já existe muitos deles atravessam a rua com qualquer. As leis de trânsito valem para os pedestres também. Não dá para ficar botando tudo na conta só dos motoristas.
RÓTULAS
Independente de opiniões, uma verdade universal é que as rótulas são uma invenção muito melhor que as sinaleiras. Isso em Nova Petrópolis ou qualquer cidade civilizada. Uma prova disso que eu até nem sabia, é que a única sinaleira da Região das Hortênsias fica em Nova Petrópolis. Canela e Gramado se resolvem com rótulas.
IRONIA DO DESTINO
Com o novo regimento interno da Câmara de Vereadores os pedidos de providências dos vereadores não precisam mais ser votados. É só apresentar e já vai para o Executivo. E foi isso que aconteceu com aquele pedido de Cláudio Gottschalk sobre o quebra-molas da RS-235. Parece que chegou no Executivo e foi mandado adiante para a EGR. Agora eu até acredito que esse quebra-molas desnecessário possa ser tirado. Por ironia do destino, o documento que trata disso tem a assinatura só da presidente Kátia Zummach, que é a maior defensora do quebra-molas. Pelo novo regimento, só o presidente assina os pedidos que vão para o Executivo, concordando ou não.