Colunistas
Raul Petry – 01/08/2022
Panela de Pressão
JULHO
Julho é o mês de duas das mais importantes categorias que existem. Todas são importantes, mas os motoristas e o colono não se discute a sua importância. Um produz o alimento e o outro transporta até a nossa mesa.
Só isso já diz tudo. No domingo passado foi a vez do desfile do dia do colono por nossas ruas. Neste domingo foi a vez do desfile do motorista pelas ruas da cidade. Animação por animação as duas são animadas, cada uma com as suas características.
PÚBLICO
O público que assistiu o desfile do colono foi surpreendente. Em toda a extensão por onde passou o desfile havia muita gente para assistir. Poucas vezes se viu tanta gente. Talvez foi pelo fato de não ter acontecido por dois anos que levou tanta gente para a rua assistir. As famílias levam os filhos para assistir ao desfile do colono e a criançada se diverte. São as peculiaridades do interior, que não são conhecidas na cidade, que desperta tanto interesse nas pessoas. Agora passaram os dois desfiles e já vem aí o próximo grande evento da cidade.
FESTIVAL DA CACHAÇA
Agora olhos e ouvidos estão voltados para o Festival da Cachaça, que acontece no próximo fim de semana. E será apenas num fim de semana. Na próxima sexta, sábado e domingo. Está todo mundo curioso para um festival que não é conhecido na nossa região. Aqui não temos tradição de realizar um festival desses. Existem poucos no Rio Grande do Sul. Aqui temos mais a tradição da cerveja. Mas é importante ressaltar que produzimos cachaça também no Rio Grande do Sul e Ivoti é um grande produtor. Daí a realização do Festival da Cachaça. É para chamar a atenção de todos de que aqui se produz cachaça também e da melhor qualidade.
EXPORTAÇÃO
Ivoti exporta cachaça para mais de 25 países. Ivoti é o 3o município do Brasil que tem mais marcas de cachaça registradas no Ministério da Agricultura. Isto significa o que? Qualidade e variedade. Deve ter municípios principalmente em Minas que produzem muito mais cachaça, mas não devem evoluir tanto como nós em quantidade de marcas e cachaças produzidas. Este foi o mote da criação do Festival de Cachaça.
PRATOS
Um pessoal da área de gastronomia vão produzir pratos cada um baseado numa cachaça produzida em Ivoti. Como são três, a pessoa pode escolher o prato e receberá um drinque da cachaça que escolheu. O lucro das refeições reverterá em benefício da Apae e Liga, entre outras entidades. Os cartões já estão à venda em cada uma das entidades. Bela iniciativa do grupo, que se ofereceu espontaneamente. Entre estas e outras, o Festival da Cachaça vai ser um tremendo sucesso. Haverá muitas atrações que nem são ainda conhecidas do público.