Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 01/09/2022

01/09/2022 - 07h58min

Nova Petrópolis

SEMANA DA PÁTRIA

De 1º a 7 de setembro a Rua Coberta de Nova Petrópolis recebe os eventos cívicos da Semana da Pátria. Mais de 70 entidades estarão envolvidas, incluindo escolas, órgãos da imprensa, conselhos municipais, sindicatos, entre outros. A abertura da Semana da Pátria acontece na quinta-feira, dia 1º, às 8h. Na ocasião ocorrerá a recepção do fogo simbólico, o hasteamento das bandeiras e a hora cívica.

 

ACIDENTE

Essa semana aconteceu um acidente de trânsito na Av. 15 de Novembro, perto da antiga fábrica da Dakota. Foi uma colisão envolvendo um carro e um caminhão pequeno. Pelo que me contaram, um pedestre teria atravessado a rua, momento em que o carro e o caminhão acabaram batendo. Os pedestres têm todo o direito de atravessar a rua, mas às vezes eles precisam se arriscar.

 

NÃO EVITOU NADA

O que me chamou a atenção é que não muito dali existe um quebra-molas. E de que ele adiantou? Eu sei que a distância entre os dois pontos não é tão pequena. Mas se seguirmos a lógica dos defensores dos quebra-molas, no lugar desse acidente também precisa ser instalado um. É claro que isso não é aceitável e nem viável. O que defendo aqui é uma distribuição mais racional dos quebra-molas. Não pode ter um a cada 250 metros.

 

DIÁRIAS

Quando leigos ou semi-leigos precisam tratar de legislação, geralmente acabam se atrapalhando. Isso vale para a imprensa e também para os vereadores. Essa semana na sessão alguns edis acabaram se atrapalhando ao tentar interpretar um projeto de lei. Era sobre o pagamento de diárias para os funcionários da Prefeitura. É um assunto polêmico, mas todos sabem que essa legislação na verdade já existe. Afinal, pagamento de diárias é uma coisa comum nas prefeituras. Acontece que no município de Nova Petrópolis, essa legislação estava desorganizada, distribuída em várias leis e decretos diferentes. Em alguns casos, essas leis e decretos até são conflitantes. Um diz uma coisa e o outro diz o contrário. Por isso foi apresentado um projeto de lei para unificar e organizar tudo isso. Mas alguns vereadores foram contra, porque não concordam com esse benefício.

 

MOMENTO

Esses vereadores demonstraram desconhecimento da lei. No entanto, não significa que o pagamento de diárias não possa ser questionado, principalmente pelos vereadores. Em algumas cidades, os vereadores são os maiores gastadores de diárias. É sempre válido fiscalizar e até questionar o pagamento de diárias nos órgãos públicos. A questão é que os vereadores de Nova Petrópolis já poderiam ter feito as suas contestação muito antes. Foram fazer ela justamente num momento em que o Executivo tenta organizar a legislação.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.