Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 02/05/2023

02/05/2023 - 07h44min

Nova Petrópolis

ÔNIBUS

A Prefeitura anunciou que os ônibus de algumas linhas vão começar a entrar no bairro Pousada da Neve. São seis linhas diárias de segunda a sexta-feira e três nos sábados. As novas paradas ficam junto da Praça dos Pinheiros e da Escola Otto Hoffmann. Começa hoje, através da empresa Gralha Azul.

CÍRCULO VICIOSO

Essa é uma medida interessante, pensando no sistema de transporte coletivo. Em praticamente todas as cidades esse sistema está em decadência. Cada vez menos pessoas usam o ônibus. Isso torna o serviço mais caro e menos frequente. Quanto menos pessoas usam o ônibus, mais cara fica a passagem. Com a passagem mais cara, consequentemente, ainda menos pessoas usam o ônibus. É um círculo vicioso terrível. Em algumas cidades maiores a única solução é o poder público injetar dinheiro. É o chamado transporte subsidiado. As prefeituras dão dinheiro para as empresas de ônibus para manter as passagens a preços acessíveis. Se não fizerem isso, o serviço corre o risco de ficar inviável.

CÍRCULO VIRTUOSO

Em Nova Petrópolis pode estar acontecendo o contrário. Essa pequena ampliação de itinerário pode fazer com que surjam mais passageiros no bairro Pousada da Neve. Provavelmente não vai ser nada muito vultuoso. Mas talvez algumas pessoas passem a andar de ônibus, agora que ele passa mais perto de suas casas. Não vai ser o suficiente para fazer baixar o preço das passagens, mas seguramente ajudará a fortalecer essas linhas.

ADESÃO

É claro, agora vai ser preciso ver como será a adesão dos usuários a essas linhas ampliadas. Acredito que exista um público considerável no bairro querendo ter as linhas de ônibus mais próximas, para ter mais comunidade enquanto passageiros. Se não for assim, em pouco corre-se o risco de os ônibus não entrarem mais no bairro. Todo mundo trabalha com foco em resultados.

OUTRAS LINHAS

Seguidamente vemos pessoas reivindicando linhas de ônibus em lugares onde eles hoje não passam, ou em horários diferentes. As pessoas cobram muito que tenha mais opções de ônibus de noite. Imagina uma pessoa que trabalha a noite e precisa se deslocar sem ter carro próprio. Ai ônibus também não tem. Mas como já referido, o transporte público é um negócio, que precisa se pagar. Assim, o maior desafio para quem reivindica uma nova linha de ônibus é demonstrar que ela será rentável, ou no mínimo que não dará prejuízo.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário