Colunistas

Raul Petry – 02/05/2023

02/05/2023 - 07h43min

Panela de Pressão

ERRO

Na semana passada escrevi que Marlise tinha assinado a moção em apoio a CPI que as lideranças sindicalistas da Corsan querem levar adianta na Assembleia Legislativa. Na verdade, foi a Fabiane. Não vai ter CPI alguma, simplesmente porque a CPI não tem fato que a justifique e os deputados não são bobos na sua maioria. Tem os da esquerda que apoiam esta ideia, em vez de torcerem para que a Corsan seja privatizada de uma vez por todas. Ivoti espera a sua parte do dinheiro da venda.

EMPRÉSTIMO

A propósito, CPI por CPI, os nossos vereadores que assinaram a moção para apoiar a CPI da Corsan, tinham mais que se preocupar com a nossa Corsan aqui de Ivoti, a Autarquia Água de Ivoti. Depois de 10 anos, será que não está na hora de estruturar a empresa – porque é uma empresa – para que ela dê lucro e faça os investimentos que a cidade necessita. Olha, dá vontade de chorar vendo rasgarem o asfalto muitas vezes novo dia sim dia não para consertar os vazamentos. E não se vê nenhuma iniciativa de ninguém para acabar com esta prática. Não seria melhor pegar um dinheiro, nem que seja por empréstimo, para trocar a rede velha. Só o que se gasta para fazer os consertos, pagaria os juros e o próprio empréstimo. O que espanta é que ninguém se preocupa com isso, ninguém toca no assunto, fica tudo por isso. Aí uma parte dos nossos vereadores vão lá e apoiam uma CPI para investigar a sua privatização.

BOM JARDIM

Até a Av. Bom Jardim, recentemente recapeada de ponta a ponta, já tem consertos que gerarão remendos. Ali não é culpa da Autarquia, porque na época em que foi instalada a rede de água na Av. Bom Jardim, fizeram a rede num lado e no passeio público. Debaixo do leito da avenida não tem canalização de água. Uma pessoa me disse que numa ligeira volta que deu pela cidade, contou oito remendos no asfalto. É para sair mais 5 milhões de asfaltamento de ruas pela cidade. Tinham que escolher as ruas que não apresentam vazamento. Senão, não seria melhor trocar a rede antes?

REDUÇÃO

A Secretaria de Obras de Ivoti chegou a ter dezenas de funcionários. Eles foram reduzidos pela metade, entre demitidos, aposentadorias, pedidos de exoneração. Na medida do possível é sempre mais interessante terceirizar os serviços. Ainda nesta semana foi cortada a grama dos canteiros e o ritmo que o pessoal trabalhou não se compara com os nossos das Obras. Aqui em Ivoti e em qualquer município o serviço público é problemático. Enquanto não acabarem com a estabilidade no emprego vai ser sempre assim, para prejuízo da população.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário