Coluna Nova Petrópolis
Raul Petry – 03/02/2023
Nova Petrópolis
ÁGUA
Nessa semana me falaram que faz bastante tempo que a situação não é tão tranquila em janeiro com relação à água. Nos últimos anos, nessa mesma época a Corsan estava puxando água com caminhão. Esse ano por enquanto não. Isso não é pouca coisa. Claro que a seca existe. Aqui e ali vemos plantações murchando e os arroios estão com pouca água. Mas em anos anteriores era pior.
CONTRASTE
Por outro lado, a imprensa da Capital traz notícias de que na região oeste do Estado está acontecendo a pior seca dos últimos 40 anos. Também não é pouca coisa. Enquanto isso, em cidades da Região Metropolitana os moradores estão há muitos dias sem água. Mas não é porque a água secou dos reservatórios. É por falta de competência mesmo.
DEZEMBRO
Dezembro foi um mês ruim para a geração de empregos em Nova Petrópolis. O resultado do mês deu menos 105. No dia 31 de dezembro havia 105 empregos preenchidos a menos do que no dia 1º de dezembro. Três vagas desocupadas por dia na média. Na verdade, o último trimestre de 2022 é que foi ruim. Outubro e novembro também deram negativo, mas números mais baixos.
EMPREGOS
Se não tivesse sido a baixa dos últimos três meses, o ano de 2022 teria sido de ótimos resultados para o emprego em Nova Petrópolis. Apesar da queda no final, o ano ainda fechou no positivo, com 56 vagas criadas ao longo dos 12 meses. É um resultado razoável, ainda mais que nos últimos anos a conta era negativa. Mas é claro que podia ter sido melhor.
MESES
Apesar do Natal, dezembro foi o pior mês do ano em Nova Petrópolis com relação ao mercado de trabalho. Foi o mês que teve o pior resultado entre os 12. O mês que teve o melhor resultado foi julho, com 67 empregos de saldo. Nesse mês aconteceu o Festival Sabores da Colônia e o Festival de Folclore.
INFORMAIS
É sempre bom lembrar que esses números do governo federal sobre contratações e demissões tratam sempre de empregos com carteira assinada. Quem é autônomo ou quem trabalha na informalidade não entra nessa lista. A propósito, eu acho que a informalidade é grande em Nova Petrópolis. Só isso explica terem hoje 140 vagas disponíveis no balcão de empregos da ACINP.