Conecte-se conosco

Colunistas

Raul Petry – 03/04/2023

03/04/2023 - 07h27min

Panela de Pressão

ENCANTO

O diferencial da Páscoa em Ivoti está sendo a duração do evento e, principalmente, o desfile. É a primeira edição, falta alguma coisa mas, se é para dar nota, deveria ser de no mínimo nota 8. Como a programação é muito vasta, as pessoas se perdem no meio e não conhecem direito o que é a Páscoa em Ivoti. Caso contrário, o público seria bem maior. Isto que já é bom.

EVENTOS

Sempre disse aqui neste espaço que não podemos concorrer com a serra em termos de turismo. Tinha aqui Secretaria do Turismo no tempo em que se pensava em arrumar uma “boquinha” pra alguém. Para outra coisa não servia. Ela foi extinta em boa hora e recriada agora de novo. Hoje, sim, com o número de eventos, comporta uma Secretaria do Turismo. Dos municípios excetuando os da serra propriamente dita hoje temos o maior número de eventos de todos eles. São 6 grandes eventos. Este é o nosso turismo. A não ser que venhamos a criar espaços destinados para as pessoas passar suas horas de lazer, mesmo sem ter evento algum como é hoje no Núcleo em todos os fins de semana.

ATRAÇÕES

O Núcleo de Casas de Enxaimel é um espaço que levou 20 anos para chegar ao estágio de hoje e virou um local para turistas. Foi meio no susto. Podia estar hoje virado em mato não fosse a iniciativa de poucas pessoas que não se conformaram em perder aquele espaço tão nobre por uma única razão: foi lá que Ivoti realmente foi fundada. Foi lá que os primeiros colonos de alemães se estabeleceram quando Ivoti ainda não era nada. Se isto não é história pura, que precisa ser preservada, não sei o que precisa então. E quase perdemos este patrimônio arquitetônico no Buraco do Diabo e, consequentemente, não teria tudo o mais que existe hoje.

MOVIMENTAR

Pois bem, se queremos movimentar a cidade através da atração de turistas e das próprias pessoas daqui, precisamos criar eventos. Isto já foi feito. O que falta fazer é criar atrações aproveitando a natureza para as pessoas curtir. A Praça Ecológica é outro exemplo. O pórtico na entrada de Ivoti é outro exemplo. Para mim, o mais bonito que conheço. Lá mesmo podia se criar opções de turismo permanentes. A Prefeitura tinha que comprar o terreno do lado da Sociedade Concórdia, que vai até um riacho e lá criar uma opção de lazer e turismo. Este terreno está caindo de maduro, porque fica ao lado da histórica Sociedade Concórdia, ao lado da Praça Concórdia e da Praça do Chafariz. Este espaço podia se transformar numa grande atração turística. Lá perto tem um riacho e deve ter mato para ser explorado para o turismo. Assim cresceremos como município que pensa em movimentar turisticamente a cidade ao menos nos fins de semana. Não podemos competir com a serra, mas ao menos fazer uma sombra para eles.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.