Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 03/10/2022

03/10/2022 - 09h16min

Nova Petrópolis

VICENTE PRIETO

No fim de semana dei uma passada por Picada Café. Fui pela Rua Vicente Prieto até o interior de Nova Petrópolis. Alguns talvez não saibam, mas logo depois de ser asfaltada, a Rua Vicente Prieto foi usada para um pouso de emergência de um avião. Foi naquela reta que vai para Joaneta. Foi notícia em tudo que é jornal. Mas hoje a notícia nessa rua é outra. É que ela já está transformada em um canteiro de obras no trecho que vai de Joaneta até a entrada do Jammertal. Não vai demorar muito e o asfalto vai estar sendo feito nesse trecho.

 

PINHAL ALTO

Percebam que estou falando da Rua Vicente Prieto no lado de Picada Café. Vai ter asfalto também do lado de Nova Petrópolis. Até onde eu sei, os 2,5 kms de asfalto no Pinhal Alto já estão licitados e o contrato com a empresa já está assinado. Falta só a empreiteira começar o serviço.

 

GOVERNO DO ESTADO

As obras no Pinhal Alto e em Joaneta são feitas com dinheiro do Governo do Estado, através do programa Avançar. Esse é um fato que me causa nostalgia. Do ano de 2022, meu pensamento volta para o início da década de 1990. Trinta anos atrás o Governo do Estado estava asfaltando as principais estradas da nossa região. Ivoti até Picada Café, entre muitos outros exemplos. Aí começaram os desgovernos e a gastança. O Estado chegou a ficar na UTI, entre a vida e a morte. Até o governo Sartori, era inimaginável haver novamente investimentos estaduais em asfalto. Não tinha dinheiro nem para pagar os salários em dia.

 

PRIVATIZAÇÕES

Um dos méritos do governador Eduardo Leite foi ter feito algumas privatizações. É verdade que foram poucas, perto do que poderia ser feito. EGR, Corsan e Banrisul ainda estão aí. Espero que não por muito tempo. Mas a Sulgás e a CEEE já saíram das mãos dos políticos. E esse processo resultou em um incremento fabuloso de receita para o Estado. O meu medo sempre foi que esse dinheiro fosse usado para pagar salários ou para contratar mais gente. Não foi isso que aconteceu. Eduardo Leite resolveu investir em infraestrutura, e o resultado são as obras que estamos vendo.

 

NOVE COLÔNIAS

Vale lembrar que no Pinhal Alto são duas obras de asfaltamento do Estado. Em direção a Nove Colônias as máquinas já estão trabalhando e tem um pedaço bem adiantado já. Esse é outro detalhe interessante. Antigamente as obras começavam e logo já paravam, por que o Estado não tinha dinheiro para pagar a empresa depois da primeira medição. Parece que agora será diferente, pois todo o dinheiro já está na conta.

 

ELEIÇÃO

Em virtude dos horários de fechamento das urnas e do horário de fechamento do jornal, a coluna de hoje não vai tratar dos resultados da eleição. Fica para amanhã.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.