Colunistas
Raul Petry – 03/10/2022
Panela de Pressão
FANFARRAS
Ivoti sediará o Campeonato Gaúcho de Bandas e Fanfarras no mês de novembro. Muito bom, não sei como vai ser e se será todos os anos. Bandas e Fanfarras são bandas escolares e outras congêneres e já existem em algumas cidades do Brasil.
RUA
A Festa da Rua que seria realizada no último sábado, foi transferida para o próximo fim de semana em função da previsão de chuva. Em vez da chuva deu sol no sábado. A propósito um dia lindo foi no sábado.
CORONA
A vereadora Marli Heinle Gehm continua com sua saga de noticiar o número de casos de coronavírus em Ivoti. Todas as semanas ela comenta sobre as novidades da pandemia em Ivoti. Alguém mais presta atenção para notícias sobre a pandemia?
SEM GRAÇA
Há 20 anos uma eleição era uma festa, começando pela campanha. Hoje em dia virou um dia com astral de tristeza. Naquela época carros circulavam um dia inteiro com bandeiras dos candidatos, enfim, a eleição era uma festa. Hoje não pode mais nada, está tudo proibido. Depois que proibiram tudo perdeu a graça. Uma eleição ser uma festa era mais parecido com o país, sabidamente composto por um povo alegre e divertido. A eleição agora não tem mais nada a ver com isso.
PROIBIÇÃO
Empresas não podem mais contribuir para a campanha do candidato de sua preferência. Somente pessoas físicas, o que limitou muito o dinheiro disponível para os candidatos. Em contrapartida, criaram o Fundão, que consiste em 4,9 bilhões de reais destinados para financiar as campanhas. Só que este dinheiro fica nas cúpulas dos partidos e só migalhas chegam nas mãos dos candidatos. Ou seja, o dinheiro deixou de ser destinado por empresas e particulares e meteram a mão no dinheiro dos impostos para financiamento. Ficou muito mais fácil para os políticos, agora tem o dinheiro que querem.
MUNDO INTEIRO
No mundo inteiro as pessoas e empresas dão dinheiro para os candidatos de sua preferência. Nos Estados Unidos, os candidatos promovem jantares para arrecadar fundos e ninguém vê nada de errado nisso. Se as ideias do candidato se coadunam com o que o candidato pensa, porque não contribuir. Isto justamente é democracia e não o governo pegar o dinheiro dos impostos e distribuir por todos os partidos. Muita coisa piorou de anos para cá, é a criação do Fundão chega a ser um tapa na cara de cada brasileiro. E o valor são eles que definem.
ERRATA
O colunista errou ao noticiar na semana passada que o prefeito havia vetado o nome da denominação da praça para dois nomes, Edio Klein e Oscar Nicolau Müller. Na verdade, o prefeito devolveu o projeto para a Câmara e será sancionado pelo presidente do Legislativo.