Conecte-se conosco

Colunistas

Raul Petry – 03/11/2022

03/11/2022 - 08h09min

Panela de Pressão

 

FURADA

Tudo é conversa fiada quando prometem, por exemplo, aumentar o salário-mínimo muito além da conta. O que determina o nível de salários é correspondente produção. Se aumentar a produção de produtos, que é mostrada pelo PIB, os salários vão subir automaticamente. E o salário-mínimo poderá ser reajustado por lei sem provocar inflação. Se aumentar em 10% o salário mínima e a inflação for de 10% também, de nada adiantou aumentar através de decreto o salário-mínimo. Portanto, o negócio é trabalhar e produzir mais riqueza. Se o PIB cresce muito ninguém precisa se preocupar com o salário-mínimo. Os salários vão aumentar automaticamente. Todos os países têm um salário de referência para efeito de pagamento de aposentadorias por exemplo. Só que não dá pra aumentar além da conta porque neste caso provocará inflação. Senão seria fácil aumentar o mínimo sempre mais e mais. Portanto, não é assim.

 

PROVOCAÇÃO

Na semana passada fiz uma provocação para os vereadores, a fim de que convoquem o diretor da Autarquia Água de Ivoti para dar esclarecimentos sobre a situação da água. Temo que eles se balizam pela falta de água. Se faltasse água na cidade eles iam se mexer. Com relação a boa ou má gestão, isso não interessa. A população votou neles justamente para que fiscalizem o Executivo e legislar em primeiro lugar. Na verdade, eles tem obrigação de fazer as duas coisas. A maioria deles acha que fiscalizar o Executivo e fazer leis não é com eles. Poucos tem clareza sobre este assunto e demais atribuições dos vereadores. Por isso não me engano mais a cada eleição em qualquer nível. Eles não cuidam dos gastos como deveriam e se limitam a fazer o feijão com arroz. Aqui em Ivoti uma sessão não dura mais do que 45 minutos por semana.

 

PROIBIDO

A única coisa que um vereador não pode fazer é aumentar despesas. Esta prerrogativa é unicamente do Poder Executivo. De resto podem e devem se ocupar de tudo que é bom para a população. O problema é que geralmente eles são apenas contemplativos e não agem como deveriam. Por exemplo, o atual Plano Diretor é uma droga e precisa urgente ser reformulado. Ele foi feito por uma ou duas pessoas. Em 2014 eles foram na Câmara Municipal apresentar o novo Plano Diretor e ninguém alterou nada. Foi aprovado tal qual concebido e só depois na prática se viu que o Plano Diretor era como um braço engessado. A pessoa quase não pode fazer nada com o braço engessado. O prefeito Martin uma vez fez menção da necessidade de alterar o Plano Diretor. Estamos aguardando, mesmo porque é um processo demorado. Não dá para sair alterando de qualquer jeito. Se estão trabalhando nisso, gostaria de saber. Desta maneira poderíamos cortar etapas e ganhar tempo. Sempre é bom lembrar que a reforma do Plano Diretor pode piorar em vez de melhorar.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.