Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 04/04/2023

04/04/2023 - 07h25min

Nova Petrópolis

 

ESCLARECER

Imaginamos que nos próximos dias surjam mais informações sobre o caso de trabalho análogo à escravidão em Nova Petrópolis. O que a Polícia Federal começou no sábado é uma investigação. Quer dizer que tem coisas para serem averiguadas. Será que os fatos ocorreram mesmo do jeito que foram divulgados inicialmente? E será mesmo que ficaram quase oito meses sem receber salário? São respostas que só poderão vir com o andamento das investigações.

FICHA CORRIDA

Já se sabe que o homem preso por supostamente ser o contratante dos trabalhadores argentinos tem uma ficha criminal que não é insignificante. Os antecedentes são por lesão corporal, ameaça, estupro, desobediência e crimes contra a flora.

REPERCUSSÃO

Pouco tempo atrás teve aquele caso dos baianos em Bento, que gerou muita repercussão. Aqui em Nova Petrópolis o caso é um tanto diferente. Lá a situação envolvia um grupo bem maior de trabalhadores e toda uma cadeia produtiva, que era a da uva e do vinho. Tinha pessoas querendo boicotar os produtos de três grandes vinícolas da cidade. As autoridades tiveram que investigar muito para apurar todas as responsabilidades. Em Nova Petrópolis o único suspeito já está preso.

VEREADORES

Hoje tem sessão na Câmara de Vereadores e muitos estão curiosos para saber se esse assunto vai ser tratado por lá. Nem tanto pelos nossos vereadores em si. Mas vale lembrar que quando teve aquele caso em Bento, um vereador de Caxias do Sul resolveu fazer comentários na tribuna e acabou piorando as coisas, inclusive para ele mesmo, que pode perder o mandato e até ter problemas com a Justiça. E por ironia, aquele vereador de Caxias ainda foi dizer que os “argentinos não dão problema”. Mas que boca… Como se vê, todo cuidado é pouco.

AV. GERMÂNIA

O Ministério da Economia confirmou na quarta-feira, 29 de março, o depósito de R$ 300 mil destinados a mais uma etapa de asfaltamento da Av. Germânia, na Vila Germânia. A partir da transferência do recurso, o Munícipio fica autorizado a iniciar as etapas seguintes do processo, que consistem na aprovação do projeto junto à Caixa Econômica Federal e posterior licitação.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário