Colunistas

Raul Petry – 04/05/2022

05/05/2022 - 06h37min

Panela de Pressão

MAIS VIDA

Diante da polêmica do excesso de pessoas para serem atendidas, as pessoas se deram conta de que o Mais Vida só abre às 9 da manhã. A gente está acostumado com os postos de saúde abrindo cedo, 7 horas, ou até mesmo antes. Outro dia, quando abriu às 9 horas, havia 30 pessoas para serem atendidas. Aí no resto do dia não se recupera mais um volume desses. O jeito é atender desde cedo de manhã. Um vereador disse que a Secretaria da Saúde tinha que fazer um remanejamento e abrir mais cedo para evitar filas de espera para atendimento.

ENCHENTE

Este problema potencial das enchentes no Buraco do Diabo tem que ser enfrentado pra valer para nunca mais acontecer como em outro ano, quando, na véspera da Feira do Mel, aconteceu uma enchente que deixou as casas de enxaimel um metro debaixo de água justamente na semana da Feira. Nesta semana a subida do rio também ameaçou. O Rio Feitoria tem uma característica. Ele sobe rápido e baixa muito rápido. Quando a água do Rio Feitoria represa em Lindolfo Collor o Buraco do Diabo enche muito rápido, bem como escoa rápido quando a água baixa.

ESTRUTURA

Com a estrutura que tem hoje no Buraco do Diabo, com outros investimentos, não podemos mais correr o risco de enfrentar uma enchente a qualquer momento. É muito raro de acontecer justamente no fim de semana, quando o Núcleo recebe milhares de pessoas. As enchentes são uma por ano e olha lá. Nesta semana, por exemplo, a água subiu muito. Mais um metro e o rio teria saído do leito e invadido o Núcleo. Acho que não basta fazer uma limpeza do leito do rio somente no Buraco do Diabo. Os investimentos têm que ser maiores e se estender para além de Lindolfo Collor.

BORRACHEIRO

Pois bem, Borracheiro já está na segunda semana de chefia da Secretaria de Obras. Ele já deve ter tido uma febre do local, como estão as coisas. A mão de obra que tem ali é boa, esta opinião é unânime de quem já passou por ali. O que precisa ter ali é jogo de cintura. Dizem que o ex-secretário Eduardo Bays foi bem até estourar o escândalo da festa paga com o dinheiro apurado na venda de luminárias usadas e que foram retiradas para substituição por novas de Led. Este colunista chamou a venda das luminárias antigas de sucata, com o que o presidente da Câmara não concordou. São luminárias que, segundo ele, podem até ser reaproveitadas em alguns locais.

LEONEL

<10>A propósito, como está o projeto da Leonel de Moura Brizola, aquele traçado de estrada que entra no trevo de acesso a Ivoti e dá direto no Buraco do Diabo. Ela poderá desviar todo o tráfego de veículos que passa por Ivoti rumo ao Vale do Caí e Serra. Ninguém mais fala no assunto.

DUPLICAÇÃO

<10>E a duplicação da Av.Castro Alves? Esta obra é importante. Se não for feita agora, nunca mais. Não nos esqueçamos do ex-prefeito de Presidente Lucena, Nilo Hansen, que disse certa feita que, se a Rua Presidente Lucena não fosse alargada naquele momento, nunca mais o seria. Hoje o povo de Lucena tem que agradecer a ele.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário