/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Colunistas

Raul Petry – 04/05/2022

04/05/2022 - 06h13min

Panela de Pressão

LEONIR

Com a saída de Alexandre dos Santos da Câmara de Vereadores para assumir a Secretaria de Obras, assumiu o seu lugar o vereador Leonir, que já foi vereador na última legislatura. Enquanto isso Borracheiro assumiu a pasta de Obras. Uma secretaria que não apetece ninguém foi vista por Borracheiro como uma oportunidade de ele mostrar serviço.

DESPEDIDA

Na semana passada Borracheiro se despediu dos colegas na Câmara e disse que pensou por duas semanas se ela aceitar ou não. Lembrou que por 20 anos trabalhou na borracharia, onde tinha que agradar todo mundo. Agora, na Secretaria de Obras ele não precisa agradar ninguém, porque a responsabilidade de cumprir as leis é sua. Antes, os pedidos dos seus eleitores eram repassados para os outros. Agora a responsabilidade de poder atender ou não é dele e os seus eleitores podem xingar ele a vontade. Se der para fazer o que pedem, tudo bem. Se não der, paciência.

ZERADO

Pedidos de troca de lâmpadas sempre teve, pois a cidade convive com luminárias queimadas e a Secretaria de Obras tem que providenciar o conserto. Casualmente quando Borracheiro assume, não tem nenhum pedido de troca de lâmpada para ser atendido.

EDUCAÇÃO

Surpresa. Este foi o aspecto com que se revestiram as fisionomias dos vereadores com a informação dada pelo prefeito Martin sobre as escolas municipais. Segundo ele, a Ildo Meneghetti, do bairro Morada do Sol, que já foi a maior escola municipal, hoje não é mais. A Ildo já teve 1.200 alunos, e hoje este número estaria por volta de 600 alunos. Ou seja, o número de alunos caiu pela metade.

COMPENSAÇÃO

Em compensação, a 25 de Julho e a Escola do Jardim Panorâmico, não tem espaço de sobra para atender toda a demanda por vagas. O que estaria acontecendo? É que o bairro Morada do Sol não está crescendo tanto quanto os outros dois bairros. Uma redução tão drástica na Ildo provocou surpresa em todo mundo. Sabe-se que a Morada do Sol abriga cerca de 30% da população. Mas porque então o número de alunos da escola caiu pela metade? O bairro parou de crescer? Ou não cresce mais tanto quanto os demais?

MATHIAS

O mesmo fenômeno acontece com a Escola Estadual Mathias Schütz. Esta escola já tinha 1.500 alunos em Ivoti e hoje não teria mais do que 500. A população de Ivoti cresce muito, mas o número de alunos diminui. Outro dia fiquei pensando se ainda teríamos o mesmo número de alunos nas escolas municipais do que tínhamos há 10 ou 20 anos atrás. Parece que a resposta já foi dada. Pelo jeito não. As famílias hoje em dia não tem mais muitos filhos. A maioria tem no máximo dois filhos, quando há anos este número era de três ou quatro. É claro que isto gera uma demanda por vagas bem menor.

ESVAZIAMENTO

Outro dia um morador da vizinhança da Mathias disse que os alunos da escola desapareceram. Ele percebeu este fenômeno de esvaziamento. Só que ninguém imaginava tanto, de 1.500 para 500 alunos.

Sair da versão mobile