Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 04/10/2022

04/10/2022 - 08h10min

Nova Petrópolis

3 PARA 1

Assim como a maioria dos municípios na volta, principalmente em direção à Serra, em Nova Petrópolis o candidato Bolsonaro fez muito mais votos do que o candidato Lula. Foram 9.419 votos (67,55%) do atual presidente contra 3.091 (22,17%) do ex-presidente. Uma proporção ligeiramente acima de três para um. Ou seja, para cada voto de Lula, Bolsonaro fez três em Nova Petrópolis.

 

SEGUNDO TURNO

Falando especificamente de Nova Petrópolis, a tendência é essa proporção se dilatar ainda mais no segundo turno. Somando os resultados de Simone Tebet, Ciro Gomes, Felipe D Avila, Soraya Thronicke e Padre Kelmon, temos 1.426 votos. São votos que não foram nem para Bolsonaro, nem para Lula no primeiro turno. Talvez alguns eleitores de Ciro passem a apoiar Lula no segundo turno. Mas nem todos. Para o resto, vejo um perfil de eleitores muito mais direcionados a Bolsonaro.

 

GOVERNO DO ESTADO

Para o Governo do Estado, vê-se em Nova Petrópolis um reflexo do que aconteceu no Estado inteiro. Onyx Lorenzoni deu um disparo e ficou bem à frente do que as pesquisas estavam projetando. Aqui no Município, o ex-governador Eduardo Leite fez aproximadamente metade dos votos feitos pelo ex-ministro de Bolsonaro: 7.185 votos (53,36%) para Onyx e 3.305 votos (24,55%) para Leite. Para o segundo turno tem mais ou menos 3.000 votos em jogo.

 

PARA O SENADO

Nova Petrópolis também ajudou a eleger o atual vice-presidente Hamilton Mourão para o Senado. Só que com uma diferença. Aqui a candidata Ana Amélia Lemos foi a segunda mais votada e o ex-governador Olívio Dutra ficou em terceiro.

 

DEPUTADOS FEDERAIS

Na disputa para a Câmara dos Deputados, o fenômeno das duas últimas eleições tem nome e sobrenome: Marcel Van Hattem, que fez 2.030 votos em Nova Petrópolis dessa vez. Para fins de comparação, Dóris Neumann, que é da cidade e também concorreu por uma vaga de deputada estadual, fez 507 votos aqui. E olha que ela tem a imagem muito mais associada a Bolsonaro do que Marcel. Heitor Schuch também fez um bom resultado em Nova Petrópolis: 2.003 votos, número que pode ser atribuído diretamente à sua dobradinha com Elton Weber.

 

ASSEMBLEIA

Na votação para a Assembleia Legislativa, nenhuma surpresa em Nova Petrópolis. Elton Weber fez 4.171 votos e, com um total de 35.465 votos, elegeu-se para o terceiro mandato de deputado estadual. O ex-prefeito Regis Hahn, que tinha remotas chances de eleição, fez 2.025 votos em Nova Petrópolis e 3.307 votos no total. O candidato do seu partido que se elegeu com o menor número de votos é Adolfo Brito, que fez 28.115 votos. Uma distância oceânica.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.