Colunistas
Raul Petry – 04/11/2022
Panela de Pressão
RECADO DADO
De nada adianta agora espernear, depois da eleição perdida. O PT ganhou a eleição com toda a lisura e o que resta pedir para o novo presidente é que não invente bobagens para não entrarmos em retrocesso. O medo que nos atormenta é virarmos uma Venezuela. Se o novo governo der pinta de que podemos tomar este caminho, aí sim, o povo tem que ir para a rua e protestar. O risco existe. A Venezuela era o país mais rico da América Latina há 50 anos, tem as maiores reservas de petróleo do mundo e virou uma Cuba na mão de duas pessoas. 6 milhões de venezuelanos fugiram do país, uma boa parte foi para o Brasil. Só em Dois Irmãos moram 400 venezuelanos. O povo deu o recado indo para a rua com medo de que o Brasil piore. Protestar até é justo e normal em qualquer democracia do mundo. O que não pode é fechar estradas limitando o direito de ir e vir. Eu me incluo nos que aceitam a democracia, que ganhe a maioria, mas que não se fale em democracia sem se saber o que o novo presidente entende por democracia. Nas ditaduras da vizinhança, os governantes falam em democracia, mas só na cabeça deles.
HISTORINHA
Num município mais ou menos próximo de Ivoti, o ex-prefeito foi numa das localidades do interior para anunciar o recapeamento com asfalto novo da rua principal. Tinha dezenas de pessoas aguardando pelo anúncio do prefeito. Quando disse que iria recapear toda a rua principal de cerca de 2,5 km, o presidente da Associação de Moradores se manifestou. Ele disse com todas as letras que o prefeito poderia recapear o asfalto, desde que antes retirasse do meio da rua o cano de água colocando de cada lado da rua. Como o prefeito queria fazer a obra antes das eleições, não daria tempo para fazer a obra. Até hoje não foi feita e os canos de água continuam no meio da rua.
INSANO
Aqui em Ivoti, se você vê a equipe que conserta os vazamentos rasgarem o asfalto para fazer um conserto, dá vontade de chorar. Mais: dá vontade de pegar os políticos irresponsáveis e inconsequentes e surrar eles. Quanto custa cada conserto? Onde eles estão com a cabeça quando colocam canos de água no meio da rua, em vem de no lado. Mais ainda, em cada lado, para nunca mais precisar mexer na pavimentação.