Colunistas
Raul Petry – 05/06/2023
Panela de Pressão
MEIO AMBIENTE
Estamos em plena semana do meio ambiente. O dia 5 de junho simboliza a data dedicada ao meio ambiente. Na região tem promoção dedicada ao assunto, mas de um modo geral as Prefeituras já fizeram mais. O Brasil é um dos países que mais avançou na área da preservação do meio ambiente. Avançou em alguns sentidos até exageradamente. Nem os europeus se preocuparam tanto com o meio ambiente do que nós. Na Alemanha, você corta uma árvore e planta uma muda para compensar. Aqui quando tem que derrubar uma árvore precisa compensar com 15 se não me engano. Muitas vezes a pessoa não tem onde plantar e aí?
RIOS
Os avanços maiores aconteceram na área dos rios. O nosso Arroio Feitoria estava morto há 30, 40 anos atrás. Era um chorume só. As empresas jogavam tudo nele. Era a fábrica de laticínios, os inúmeros curtumes, tudo era despejado no Arroio Feitoria. Hoje aparentemente está limpo, ou ao menos aceitável. Ninguém mais pode poluir um manancial de água sem sofrer as consequências. O Rio dos Sinos, por exemplo, está poluído. Grande parte pelos próprios órgãos públicos, que jogam o esgoto nele.
PROPAGANDA
Na área do meio ambiente, estamos muito bem no que toca a água. Enquanto que os municípios que estão nas mãos da Corsan consomem água retirada de rios como o Rio do Sinos ou o próprio Rio Guaíba, por exemplo, nós somos abastecidos por poços artesianos. Toda a cidade de Ivoti é abastecida por poços artesianos. A propaganda que vi outro dia de uma imobiliária de Novo Hamburgo que vende apartamentos em Ivoti citava as vantagens de comprar em Ivoti. Cidade monitorada por câmeras de vídeo e, principalmente, o consumo de água unicamente por poços artesianos. Como ajudei a salvar Ivoti no que toca a água, senti na própria pele um calafrio de felicidade porque participei ativamente da saída da Corsan de Ivoti e, consequentemente, a manutenção do abastecimento de água nas nossas mãos e por poços artesianos.
CONHECIMENTO
Sabia que muitas pessoas tinham vindo morar aqui atraídas também pela qualidade da água. No entanto, propaganda para a venda de imóveis em cidades vizinhas usando a qualidade da nossa água nunca tinha visto. Tá aí um motivo a mais para as nossas imobiliárias atrair compradores para venda de imóveis daqui. Só temos a lamentar uma coisa. A incapacidade de acabar com os vazamentos de água. Já tou achando que a Câmara Municipal tem que votar uma lei nesta área. Onde passar a rede de água, a troca das redes antigas por novas e dá um prazo para o absurdo de furar asfalto novo para consertar os vazamentos da água que brota do asfalto”.