Colunistas

Raul Petry – 05/10/2022

05/10/2022 - 08h14min

Panela de Pressão

 

INICIATIVA

Sempre ando apregoando aqui nesta coluna assuntos importantes que são negligenciados por nossos governantes. Por exemplo, esta semana foi sancionada a lei que permite que os decks ocupem espaço até o limite do passeio público, sem a obrigatoriedade do recuo de 4 metros que tem que ser respeitado pelos prédios. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. A pronta intervenção do vereador Ivanir Mees salvou Ivoti de ter empreendedores insatisfeitos e o próprio público em geral que faz uso dos decks. Pergunto, o Poder Executivo fez alguma coisa para resolver o problema? Não preciso nem responder, porque é sabido que não faz e não faria. As notificações ou multas aplicadas pelo fiscal da Prefeitura contra cidadãos que empreendem, geram empregos e trabalham, ficariam por isso. Isso seria dar passos para trás. Ivanir tomou as dores dos empreendedores e da população, que quer viver feliz e com um grau de liberdade maior e entrou com uma lei mudando a anterior. Nada mais corriqueiro e simples. A nova lei foi aprovada e estão todos felizes.

 

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

E se não fosse a atitude do vereador e presidente da Câmara, o que aconteceria? Ninguém teria feito nada para mudar, quando as leis estão aí para serem mudadas. A gente elege nossos homens públicos para trabalhar em benefício da população. Não dá para um fiscal sair para a rua e tascar 13 multas ou notificações para quem gera empregos e trabalha e não cometeu um ilícito maior. A saída é adequar a lei as necessidades da população. Quando isso dá para fazer, tem que ser feito. Foi o que o presidente da Câmara fez.

 

OUTRO EXEMPLO

Um outro exemplo de lei estúpida, que não se mudou até hoje. Há 10 anos, quando Beto Schneider era para ter sido diretor da Autarquia de Água, se descobriu que precisaria ter curso superior. Lei feita na gestão anterior justamente para beneficiar alguém. Porque não se mudou na hora. Ninguém tomou a iniciativa, nem vereadores tampouco o prefeito. Em primeiro lugar temos que perguntar como é que uma lei dessas passou na Câmara. Se até o presidente da República não precisa ter curso superior, porque um diretor da Autarquia de Água haveria de precisar.

 

A PROPÓSITO

A propósito da Autarquia de Ivoti. Fará 10 anos dia 7 de dezembro e não temos nada a comemorar. Não se sabe se dá resultado, os investimentos foram poucos, não se consertou uma quadra de tubulação e velha e que vive provocando vazamentos. Comemorar o que daqui a 2 meses. Realmente é preciso repensar a gestão da água. Alguma coisa está errado. Precisamos comemorar a qualidade da nossa água que o sub-solo nos proporciona, mas também a boa saúde da autarquia.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário