Coluna Nova Petrópolis
Raul Petry – 05/12/022
Nova Petrópolis
FOLCLORE
Estão prorrogadas as inscrições de grupos para o 50º Festival Internacional de Folclore, evento que ocorrerá de 12 a 30 de julho de 2023 em Nova Petrópolis. Grupos folclóricos interessados em participar da programação devem se inscrever até o dia 16 de dezembro pelo site www.festivaldefolclore.com.br. Na edição 2023 será comemorado o cinquentenário do Festival.
POUCO
São Pedro está pregando algum tipo de peça nas pessoas de Nova Petrópolis. E da região também. Ou São Pedro, ou é o Cléo Kuhn. Um dos dois está nos enganado. A previsão do tempo está marcando chuva de uns 10 dias para cá. O céu até fica meio nublado. A água ameaça cair a qualquer momento. Só que quase não chove. Olhamos o pluviômetro automático de Nova Petrópolis e pasmem. Choveu 4,4 milímetros no dia 1º de dezembro e 1 milímetro no dia 3. E era isso.
QUASE
Sábado de tarde teve a caminhada alusiva dos 120 anos da Sicredi Pioneira, na Linha Imperial. Infelizmente eu tive outro compromisso em Viamão e não pude me fazer presente. Vi que muitos conhecidos das caminhadas marcaram presença. No total, mais de 200 pessoas. Me comentaram que a previsão de chuva era uma preocupação desde alguns dias antes. Quando chegou a tarde de sábado, o céu escureceu e a chuva era uma ameaça real. Mas ficou só na ameaça. Todos terminaram a caminhada sem se molhar. Se alguém ficou molhado, só pode ter sido o suor do intenso calor desse tempo abafado.
PERIGO
Quem escreve sobre falta de chuva nessa época do ano sempre corre o risco de ser traído pelo tempo. Aqui no Diário já aconteceu de fazermos reportagens sobre estiagem. E o jornal chegou nas casas dos leitores abaixo de chuva forte. É um risco que corremos. Mas não tem problema. Nas atuais circunstâncias, melhor que chova mesmo.
BAIRRO PIÁ
Recebemos mensagem de um morador do Bairro Piá, perto da usina, que reclama da pressão da água. Ele diz que todos os dias, das 17h em diante, a água da rede fica fraca e muitas vezes para de sair das torneiras. E o pior é que no aplicativo da Corsan diz que está tudo certo. Desconfio que seja o excesso de consumo do horário…
CAIXA D’ÁGUA
Pelo que pude entender do caso desse assinante, ele não tem caixa d’água na casa dele. Esse é um ítem que precisaria estar presente em 100% das casas. Ainda mais em cidades desenvolvidas como Nova Petrópolis. A própria Corsan deveria puxar a frente nesse processo.