Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 06/02/2023

06/02/2023 - 09h10min

Nova Petrópolis

 

 

FIGO

Foi um sucesso a Festa do Figo em Linha Araripe. Os eventos de um modo geral estão voltando com muita força, por causa da demanda reprimida. E essa foi a primeira Festa do Figo depois que a pandemia se foi. Só no primeiro dia almoçaram mais de 1.200 pessoas na Sociedade Linha Araripe. Isso pra um sábado tá muito bom. É que a Festa do Figo teve muita divulgação por parte da imprensa. Isso também ajuda a explicar o grande público. Até recebi um vídeo de uma matéria do Bom Dia Rio Grande da RBS. No jornal do Almoço parece que também teve alguma coisa.

 

PRODUÇÃO

A Festa do Figo está ligada à produção de figo. A fruta que motiva a realização da festa está presente em 60 propriedades de agricultores familiares de Nova Petrópolis, conforme registro do escritório local da Emater/RS. São cerca de 38 hectares de área cultivada, que levam a uma produção anual de mais de 450 toneladas da fruta.

 

MÃO DE OBRA

Eis o X da questão. Várias entrevistas que eu ouvi sobre figo falavam da dificuldade relacionada à mão de obra na produção de figo. Na época da colheita os agricultores precisam contratar funcionários e não conseguem. E quando conseguem, é por um valor que não vale a pena, pois a maior parte do figo vai para a indústria e o valor do quilo geralmente é baixo. Isso dificulta qualquer tentativa de ampliar a produção. Vale lembrar que antigamente qualquer família tinha no mínimo cinco filhos. Agora, no máximo dois ou três. Essa é a diferença dos dias de hoje. A solução que muitos produtores de figo acabam encontrando é a ajuda dos vizinhos.

 

RÚSTICA

Na manhã desse domingo (5) aconteceu a 11ª Rústica de Verão de Nova Petrópolis com saída da Pista de Atletismo do Colégio Frederico Michaelsen. A Rústica de Verão contou com a presença do prefeito Jorge Darlei Wolf e a participação da comunidade durante todo o percurso. A 11ª Rústica de Verão de Nova Petrópolis integra a programação Verão no Jardim da Serra Gaúcha, evento que segue com atividades variadas até dia 26 de Março.

 

GATO

A secretaria de Meio Ambiente de Nova Petrópolis está em busca de um lar para o “Erva”, um gatinho que possui dificuldades de locomoção e precisa de cuidados especiais devido a sua deficiência. Erva foi encontrado próximo ao Centro de Eventos, deitado na beira da pista e em meio a arbustos. “Ele é um gato macho, adulto, com pelagem da cor preta, olhos amarelo escuro, e um temperamento sociável”, é o que relata a fiscal ambiental Cássia Hoffmann, que coordena a campanha de adoção.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário