Conecte-se conosco

Colunistas

Raul Petry – 06/03/2023

06/03/2023 - 07h18min

Panela de Pressão

 

APOIO AGRÍCOLA

A Câmara Municipal de Ivoti aprovou na semana passada a Reestruturação de Apoio ao Setor Agrícola de Ivoti. Tem toda uma tabela de benefícios de acordo com a quantidade de notas tiradas pelo agricultor. É muito justo os agricultores terem os eu apoio da municipalidade, pois é da agricultura que sai o nosso pão de cada dia. O dia que os agricultores fizerem uma greve, todos nós morreremos de fome. Podia muito bem se dar uma selecionada e deixar morrer de fome só os políticos. Não os nossos que são sérios. Mas aqueles corruptos de Brasília que só sabem roubar o nosso dinheiro.

EXISTIA

Programa de apoio ao agricultor sempre existiu, ele apenas foi aprimorado. Para quem pensa que o interior de Ivoti é pequeno está redondamente enganado assim como eu. Temos a Colônia Japonesa, 48 Alta, 48 Baixa, Picada Feijão, Nova Vila, Feitoria Nova, todas localidade com agricultura forte. A propósito, desde que o agronegócio começou a prosperar, o nosso interior se modificou. Antes os jovens não ficavam de jeito algum. Eles proferiam trabalhar nas fábricas por um salário-mínimo do que permanecer no interior cuidando da lida. Hoje em dia ganham muito mais permanecendo no interior do que indo trabalhar nas fábricas.

São poucos os colonos que não tem uma vida boa hoje em dia. A grande maioria tira o sustento para a família da propriedade e ainda sobra um bom dinheiro. As coisas no interior mudaram muito.

APOIO

Os agricultores são a categoria de trabalhadores que mais ganham apoio do governo, tanto do municipal quanto de outras esferas de governo. Tinha um tempo em que ganhavam praticamente de graça, máquinas agrícolas e até carros. Nos países da Europa ganham muito mais. Lá os governos compram a produção por preços que garantam ganhos para os agricultores e dão tudo de graça. As terras por lá são poucas e a produção agrícola não atende a demanda por alimentos. Tem até hoje programas de agricultores que vem buscar aqui jovens para trabalhar nas lavouras da Alemanha.

CÔNSUL

Na semana passada o cônsul do Japão em Porto Alegre compareceu de novo na Feira da Colônia Japonesa. Ele deve gostar de Ivoti. Na verdade, a nossa é uma das maiores colônias japonesas do Estado. Nada comparável com São Paulo, por exemplo, onde tem um bairro chamado Liberdade, cuja população é predominantemente japonesa. Para o Estado vieram poucos. Os nossos chegaram na década de 60, quando o Japão começava a se recuperar da segunda guerra mundial. Como o Brasil tinha muitas terras, milhares de japoneses vieram para cá através de um acordo entre os governos para receber os imigrantes.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.