Colunistas
Raul Petry – 06/04/2022
Panela de Pressão
POUCO
Olha, Ivoti até teve poucos casos de dengue até agora. Se em Dois Irmãos o número foi de 600 casos neste começo do ano, em Ivoti estamos com 42 casos. A coluna teve uma informação de que o número de casos havia sido de 200 e não é verdade. Oficialmente se tem conhecimento de 42 casos. Comparado com Dois Irmãos e Estância Velha não é muito, embora seja um número grande. Trata-se de surto e aí é epidemia. A dengue só se diminui ou elimina diminuindo os locais onde tem água parada. Ali o mosquito se prolifera e a vigilância sanitária atua para eliminar estes focos de criadouro do mosquito da dengue.
SINAL
Como a dengue não é transmitida de uma pSessoa para outra e só através da picada do mosquito, conclui-se que o trabalho da vigilância sanitária é bom, pois diminuiu muito o número de casos em relação a todos os municípios vizinhos. A propósito, a saúde nos municípios melhorou muito com relação ao passado recente quando era uma tristeza. As Prefeituras gastam cerca de 20% do orçamento com a saúde e não poderia ser diferente. Como as receitas dos municípios só tem crescido com o aumento da carga tributária, o serviço em que melhorar mesmo e melhorou.
SINTOMAS
<10>Mais um pouco sobre a dengue. As pessoas que tiveram contam horrores dos sintomas da doença. São cerca de 10 dias de sintomas como dor de cabeça, dor no corpo todo, lassidão, cansaço, vontade de só dormir, febre alta e por aí vai. Melhor é não pegar a dengue mesmo e aí depende da consciência de toda a população.
MÉDICOS
O que está acontecendo com nossos médicos. Outro dia o problema foi em Ivoti. Os médicos dos postos de saúde passam horas e atendem uma ou duas pessoas neste período. Fazem uma espécie de operação tartaruga. Como geralmente o serviço é terceirizado, as Prefeituras não tem muito o que fazer além de pedir para substituir os maus médicos. Agora o problema se repetiu em duas cidades vizinhas. Lembram do tempo em que se trazia médicos cubanos para o Brasil?
PASCOA
Domingo tem de novo o evento da Páscoa no Núcleo de Casas de Enxaimel. Trata-se de um evento singelo, simples, mas que agrada o grande público, principalmente famílias. No sábado os negócios foram muito bons no Núcleo e domingo melhor ainda. E para este fim de semana promete mais ainda. O lugar é bonito demais e aquelas casas de enxaimel no número de sete ou oito é um espetáculo a parte. E pensar que no final da década de 90 e início deste século queriam derrubar todas as casas. Agora elas são a nossa maior atração turística.
107
A propósito, em Ivoti tem mais de 100 casas de enxaimel e históricas cadastradas, que é o maio registro do Brasil. E a regão do Buraco do Diabo e 48 Alta se destacam neste contexto. Deve ser o maior núcleo de casas deste estilo alemão que tem por metro quadrado. São dezenas de casas só nestas duas localidades. Vale a pena conferir. Ali está o registro devieram nossos antepassados que vieram da Alemanha a partir de 1824.