Colunistas
Raul Petry – 06/06/2022
Panela de Pressão
VIDA QUE SEGUE
Os eventos estão voltando com tudo e em Ivoti não é diferente. Como o futebol de campo está em baixa, o mesmo não acontece com o futebol de salão. Este é um esporte que continua recebendo as atenções com todo o vapor. Ivoti tem inscrições abertas neste mês de janeiro para campeonato municipal de futsal Sub16 masculino e Sub20 feminino. Que bom que as mulheres estão se puxando e entrando no futebol de campo e futsal também. Até agora foi bem devagar, mas nos últimos anos a participação feminino no futebol de campo é expressiva, bem como no futebol de salão. Temos que saudar a volta dos eventos, todos eles, tanto os do entretenimento quando o esporte em geral. Embora o repique de agora, a Covid foi vencida, graças a vacina que nem todos quiseram aceitar.
ACREDITE QUEM QUISER
Quase não dá para acreditar que teve gente que não se vacinou contra a Covid por outras convicções. São pessoas que colocam a própria vida em risco e a dos outros. A pergunta que não quer calar: o que leva pessoas a tomar uma decisão tão radical de negar ajuda médica quando está a disposição da população?
MEIO AMBIENTE
O meio ambiente ganhou uma atenção especial praticamente em todo o mundo. Afinal, precisamos salvar o planeta diante das notícias de que a terra está aquecendo coisa e tal. Em Ivoti houve o evento Ecosábado, cujas atividades foram inúmeras, desde adoção de animais a caminhada ecológica. O Ecosábado transcorreu na Praça da Emancipação na manhã de sábado e o movimento foi grande.
CAMINHADA ECOLÓGICA
A caminhada ecológica teve o apoio e organização do Grupo Caminhadas, do Facebook, que tem 17 mil seguidores e é liderado por Marcelo Arnhold. Dezenas de pessoas participaram da Caminhada, que teve um percurso de mais de 10 quilômetros e passando por vários bairros de Ivoti e retornando para a Praça da Emancipação.
CAMINHADAS
Os participantes destas caminhadas tem preocupação especial com o meio ambiente. São geralmente pessoas comprometidas com o meio ambiente, mesmo porque estão caminhando em estradas do interior ou mesmo de cidades que precisam ser preservadas. Ninguém joga papel de uma bala fora. Tudo é guardado dentro das bolsas e mochilas para descarte adequado depois.
LATÕES
Um outro grupo de caminhadas recolhe latões de cerveja por onde passa e já juntou várias sacolas ao longo dos trajetos por onde passa. A ideia é doar o valor da venda dos latões para a Associação da Rota Romântica, já que muitos percursos são realizados em municípios que fazem parte da Rota Romântica. É impressionante a irresponsabilidade das pessoas em pleno ano de 2022, descartando latões de cerveja e todo tipo de lixo ao longo das estradas. Numa caminhada de 27 km realizada no sábado foram recolhidos uns 20 latões de cerveja atirados ao longo das estradas por onde passamos. E isto que estamos falando de interior, em locais onde poucas pessoas e carros passam.