Colunistas

Raul Petry – 06/09/2022

06/09/2022 - 08h04min

Panela de Pressão

 

SAÚVA

Quando o presidente da República era João Figueiredo, que foi presidente de 1979 a 1985, ele criou o cargo de ministro da Desburocratização. O nomeado foi Hélio Beltrão, de relevantes serviços prestados nesta área de diminuir a burocracia no país. Naquela época ninguém aguentava mais a burocracia e o presidente de então tomou esta medida. Beltrão foi nomeado com pompa e circunstância como ministro da Previdência Social e da Desburocratização. Entre outras coisas que criou podemos destacar o Juizado de Pequenas Causas e o Estatuto das Microempresas. Ambas perduram até hoje. De resto não sobrou pó do que fez. Ele mesmo disse anos depois que a burocracia neste país é uma praga que precisa ser eliminada.

 

SAINT HILAIRE

Quem primeiro se reportou a burocracia excessiva no Brasil foi o naturalista francês, que percorreu o país por 6 anos e disse uma frase que permanece viva até hoje. “Ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil”. Saúva é uma formiga de tamanho gigantesco e que Saint Hilaire considerou uma praga. A mesma praga da burocracia. Por isso ele disse a famosa frase, que continua viva mais do que nunca até hoje.

 

…DE LÁ PARA CÁ

Beltrão saiu, o ministério foi desativado e a burocracia continua mais viva do que nunca. Aliás, está pior. As pessoas não se dão conta que pagamos impostos para sustentar a gigantesca saúva que come toda a seiva do país. Saint Hilaire lá por 1.820, deu a letra. E nada foi mudado desde então. Agora temos a gasolina barata porque resolveram mexer naquilo que parecia imexível. Na gigantesca carga tributária que pesava sobre a gasolina. Só quero ver se continua como está no ano que vem, ou mesmo neste ano. Agora saímos do Brasil e entramos no município de Ivoti.

 

6 MESES A 2 ANOS…

Tenho pequenos resquícios de provas de que em Ivoti é pior do que no resto do país. Se você vai no Pronto Atendimento Mais Vida, que funciona bem, obrigado, logo ao primeiro contato com a pessoa que atende o paciente, tem um aviso preso no vidro. Impossível você não olhar para ele, enquanto é atendido. Ele diz o seguinte: ATENÇÃO! Art.331 do CP: “Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela: PENA – DETENÇÃO, de 6 MESES a 2 ANOS, OU MULTA.

 

CONTRÁRIO

A pessoa chega ali doente e de cara é advertida. Ela precisa saber o que pode acontecer a ela até mesmo se for mal atendida. Sinceramente, aquilo ali é chocante. Sugiro que o prefeito municipal se dirija até o Mais Vida e retire aquele aviso. Ele não condiz com o comportamento de 99,9% da população. Pela segunda vez em 15 dias tenho que escrever que na Prefeitura de Ivoti se pratica uma espécie de guerrilha. A pergunta que não quer calar: e se acontecer o contrário, o paciente ser desacatado?

Copyright© 2020 - Grupo o Diário