Coluna Nova Petrópolis
Raul Petry – 06/12/2022
Nova Petrópolis
NA CHUVA
Quem sai na chuva corre o risco de se molhar. O velho ditado é perfeito para retratar o que aconteceu com a coluna do domingo para a segunda-feira. Domingo cedo escrevi que estava chovendo pouco aqui na região. Mas avisei que o tempo tem dessas coisas e quem escreve em jornal sempre corre o perigo de ser surpreendido de um dia pro outro. Eu até avisei, pois a experiência já me ensinou a ficar com um pé atrás sempre. Ainda no domingo chegou 83,4 milímetros no centro de Nova Petrópolis. Isso em menos de duas horas. Se estava faltando água, agora não está mais. Pelo menos por uns dias ou semanas. E vale lembrar que ontem o tempo continuou fechado, com mais chance de chuva. Mas prefiro não arriscar dessa vez.
SEGUNDO LUGAR
Conforme o sistema de pluviômetros automáticos do Rio Grande do Sul, Nova Petrópolis teve o segundo maior volume de chuvas do Estado no domingo. Só choveu mais em Igrejinha. Lá deu 105 milímetros. Mas lá a chuva foi bem mais distribuída. Choveu por cinco horas. Vale lembrar que nem todas as regiões contam com esse equipamento. Mas serve bem para ter uma noção do que aconteceu.
MUITA CHUVA
Mais de 80 milímetros de água em menos de duas horas é muita coisa. Teve uns vídeos de lugares alagados que circularam na internet. Na avenida, perto da rótula da Taqi e na Linha Imperial, perto da Sociedade. Um conhecido que mora perto da antiga fábrica da Dakota também disse que a avenida teve água acumulada por lá. Em casos assim os motivos podem ser muitos. Ou é a canalização que está mal dimensionada. Ou o mais provável, lixo que entope os bueiros.
É HOJE
Nesta semana finalmente vai entrar em votação na Câmara o projeto de lei que endurece as regras para os vendedores ambulantes. A sessão vai acontecer hoje de noite. Se o projeto for aprovado como está, ele praticamente inviabilizará o comércio ambulante na cidade. A lei vai ficar tão rígida que nenhum ambulante vai conseguir cumprir com lucro. Todos vão preferir vender em outras cidades. Esse projeto já está tramitando há um bom tempo na Câmara. Mas não tem problema. Se os vereadores precisam de tempo para decidir, paciência. Melhor decidir com calma mesmo. O importante é que seja aprovado e com uma redação que atenda os anseios dos comerciantes da cidade.
LIXO ELETRÔNICO
Acontece nesta sexta-feira, 9 de dezembro, e no sábado, 10, a última edição de 2022 da coleta de lixo eletrônico, vidro e óleo de cozinha. A ação da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente ocorre em frente ao Centro de Eventos (acesso pela Av. Padre Affonso Theobald). Na sexta-feira, a coleta será das 8h às 17h; no sábado, das 8h às 11h30.