Conecte-se conosco

Colunistas

Raul Petry – 07/03/2023

07/03/2023 - 07h48min

Panela de Pressão

 

FLORES

Estou simplesmente surpreso. Na Câmara de Vereadores na semana passada veio a sugestão de se criar uma lei para dar incentivo para as pessoas plantarem flores, já que vários canteiros foram retirados pela Prefeitura. A presidente Marli Heinle Gehm disse que a assessoria jurídica ia dar uma olhada sobre a viabilidade de se poder fazer uma lei neste sentido. Tem que fazer muito mais do que uma lei dando incentivo. Não quero saber se esta lei será feita pelo Legislativo ou pelo próprio Executivo. O que precisa é transformar Ivoti na prática numa Cidade das Flores, tal como apregoado pelo próprio Município em seus documentos, papel timbrado e tudo. Pelo menos os vereadores se sensibilizaram com o fato de não termos flores suficientes para honrar o slogan que nós mesmos nos demos, mas só no papel e da boca para fora. Precisamos multiplicar por 10 o que se faz no sentido de sermos a Cidade das Flores. Esta semana me animei com o que vi.

EXEMPLO

Um belo exemplo é dado pela Sociedade Harmonia. Ela colocou vasos de flores nas janelas da Sociedade. Fica muito bonito. Na Alemanha grande parte das casas são enfeitadas com flores nas janelas. Imaginem se 10% das casas fizessem o mesmo, já seria uma grande coisa. A presidente Marli Heinle Gehm disse na Câmara que estamos perdendo a característica de Cidade das Flores, depois que Fabiane Heylmann sugeriu que a Câmara fizesse uma lei acerca da problemática da Cidade das Flores. Eu diria o seguinte: façam uma lei, esta pode ser feita, proibindo Ivoti de usar nos papeis oficiais o slogan Cidade das Flores enquanto não houver uma política acerca do assunto. Ou levemos a sério ou vamos parar com esta história de Cidade das Flores que tem pouquíssimas flores para admirar.

COVID

Parece mentira e só vendo para acreditar. Não é que Marli Gehm fala na Covid todas as semanas, dando a ficha da Covid em Ivoti: ela cita por exemplo, quantos casos positivos na semana, quantos em isolamento, só não cita nunca quantos morreram. Morrer não morre mais ninguém. Enquanto não morrer alguém de Covid ninguém mais fala do assunto. No dia a dia a palavra Covid não faz mais parte das rodinhas de chimarrão. A impressão que se tem é que este tormento foi há 20 anos e não há apenas 2 anos atrás. Acho que, enquanto tiver um caso em Ivoti, Marli continuará fazendo o seu relato semanal. Acho que já poderíamos pular essa e se preocupar com a falta de higiene dos banheiros públicos existentes e da falta de um na Praça Ecológica. Agora que a Praça Ecológica em dois nomes, com este assunto resolvido, poderíamos passar a nos preocupar com sanitários por ali. Não sei o que as pessoas fazem quando se apertam.

Alguma autoridade municipal poderia responder?

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.