Conecte-se conosco

Colunistas

Raul Petry – 07/06/2023

07/06/2023 - 07h27min

Panela de Pressão 

TOP

O vereador e presidente da Câmara Municipal do ano passado, Ivanir Mees, foi submetido a uma cirurgia cardíaca na última quinta-feira e deve ficar de 5 a 7 dias em repouso. Segundo ele, a cirurgia foi bem-sucedida e chegou a afirmar que eles ainda teriam que aturá-lo por muito tempo. Ivanir foi literalmente salvo pela médica de plantão do Hospital São José numa noite de segunda-feira, logo depois da sessão da Câmara de Vereadores. Ele chegou a perder os sinais vitais durante um eletro e a enfermeira achou que ele tinha morrido. A perícia da médica o salvou. Ela tinha experiência de 7 anos à frente do Samu e soube tratar do caso convenientemente. Os batimentos cardíacos estavam em 254 por minuto. Fosse um clínico geral e ele não estaria mais entre nós. Semana que vem ele deve estar de volta a todo vapor.

PREFEITO

Mesmo do leito do hospital, afirmou que é candidato a prefeito. Já tentaram formatar uma coalização para candidato único e ele deixo bem claro que interessava para ele, desde que ele fosse na cabeça da chapa. Ele é um bom vereador e nada mais do que isso. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Marli Heinle Gehm que o diga. Ela se elegeu umas 8 vezes vereadora, mas na condição de candidata a vice não conseguiu. É louvável a coragem e ousadia de Ivanir em afirmar com dois anos de antecedência que seria candidato a prefeito. Saindo da cirurgia com plena saúde pelo menos temos um candidato desde já, enquanto outros estão em cima do muro.

POSTERGAR

Acho que o prefeito Martin apostou todas as duas fichas, ou uma boa parte delas, na construção do Centro de Especialidades, que vai ser uma espécie de mini-hospital e será construído com quatro pavimentos atrás da Câmara de Vereadores. Obra para coisa de 4 a 6 milhões. Uma vez pronto, o atual Mais Vida vai ser desativado e tudo será transferido para o Centro de Especialidades. É claro que uma obra dessas, de preferência, teria que ser inaugurada antes das eleições do ano que vem. Como já estamos no meio do ano e a obra sequer foi iniciada, a chance de ficar pronta em outubro do ano que vem é remotíssima. A gente sabe quanto demoram obras do tamanho como essa. A burocracia infelizmente atravanca o desenvolvimento do país. Ainda mais dependendo também do Iphan por causa do tombamento da antiga igreja católica.

IPHAN

Por falar em Iphan, a gente ouve relatos do Núcleo de Casas de Enxaimel que são de chorar. Lá não dá para fazer quase nada. Eles têm a lei do seu lado e o problema maior é de quem faz as leis. Escrevem um monte de bobagens nas leis e depois na prática não dá para aplicar a metade dos artigos. Um órgão como o Iphan deve existir, mas o poder dos funcionários deveria ter uma certa limitação. Tem um ditado que diz o seguinte: “dêem poder a uma pessoa para conhecê-la melhor”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.