Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 07/10/2022

07/10/2022 - 08h39min

Nova Petrópolis

 

ANIMAIS

Estamos na Semana Municipal da Adoção e Proteção aos Animais. Este é um tema que sensibiliza a todos, porque sabemos que os maus tratos existem em todos os lugares. Enquanto alguns cuidam demais, às vezes exageradamente, outros negligenciam o mínimo que um bicho precisa para viver bem.

 

NA LINHA ARARIPE

Há poucos dias a Brigada prendeu um homem de 34 anos na Linha Araripe porque ele maltratava o seu cachorro. O animal foi encontrado em estado deplorável: magro, machucado e aparentando estar com sarna, amarrado em uma corrente e com o abrigo quase descoberto. Isso é comparável a tortura. E é bom que se saiba. Dá cadeia.

 

POSSE RESPONSÁVEL

A causa animal foi tema na sessão da Câmara nesta semana. Muito se falou sobre posse responsável. Ou seja, quem resolve ter um cachorro ou um gato precisa estar disposto a cuidar bem dele. É um compromisso que alguns não assumem. Adotam um bicho e quando enjoam dele, largam em alguma estrada deserta do interior. Isso também é crime.

 

ABANDONO

Em muitos lugares do interior aqui da região, os moradores querem que sejam instaladas câmeras de videomonitoramento. Mas não é por causa dos ladrões. Não prioritariamente. Eles querem as filmadoras para coibir o abandono de animais. Ou pelo menos esclarecer os casos que ocorrem.

 

NA TEMERÁRIA

Ano passado nessa mesma época do ano foi divulgado que em Nova Petrópolis, um dos lugares onde mais tinha abandono de animais era na Linha Temerária nas estradas que vão para o Tirol e Arroio Paixão. Alunos da escola da Linha Temerária colocaram placas de conscientização para coibir essa prática nefasta.

 

TUTORES

Como em quase tudo, o politicamente correto também atrapalha a causa animal. Na sessão da Câmara insistiram que é errado falar que um cachorro ou gato tem dono. O certo é dizer “tutor”. Eles não querem que os animais sejam considerados propriedade de alguém. Esse pensamento pode até ter algum sentido. Mas eu acho uma discussão absolutamente irrelevante. Os defensores dos animais teriam coisas mais importantes para se preocupar. Até porque, quem maltrata os animais geralmente é ignorante a tal ponto de não compreender a diferença entre dono e tutor. A maneira como algumas pessoas falam não muda o comportamento das outras. No caso em questão, até provoca um pouco de antipatia.

 

OPÇÕES PARA ADOTAR

Nesta semana a Prefeitura publicou no Face cerca de 20 fotos de cachorros que estão disponíveis para adoção. Tem opções para todos os gostos.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário