Conecte-se conosco

Colunistas

Raul Petry – 08/03/2023

08/03/2023 - 07h27min

Panela de Pressão

SINAL DOS TEMPOS

<10>As pessoas estão reclamando da falta de ônibus circular e também para transporte até a Feevale e Unisinos. Para a Unisinos não tem mais. Para a Feevale é só até o prédio antigo. Se tivesse demanda certamente teria ônibus. No meu tempo tinha mais de um. Naquela época poucos tinham carro e não havia Uber. Hoje em dia os estudantes vão todos juntos num carro de um deles, outros vão de Uber, outros vão de Van, mais outras vão sozinhos de carro mesmo, tem tantas opções de transporte que prescindem de ônibus. É tudo uma questão de demanda. Em outros municípios os próprios estudantes ganham verbas dos municípios e eles organizam o transporte através de ônibus. E de Van parece que a nossa empresa de ônibus não pode ir. É o sinal dos tempos Os ônibus perderam passageiros e espaço, só por isso as pessoas reclamam que tem poucos ônibus. Na verdade, o circular só tem passageiros no horário de pico. No resto do dia não tem demanda.

ALTERNATIVAS

Há alternativas, talvez a Wendling de Dois Irmãos poderia passar por Ivoti e apanhar os alunos. Ou, ainda, os ônibus que vem da Serra, como de Nova Petrópolis, que poderiam também embarcar e desembarcar alunos de Ivoti para a Unisinos principalmente. O problema existe e se procura uma solução.

APLICATIVO

Se tem uma coisa que funciona é o transporte por Aplicativo, cuja principal empresa é o Uber. Tudo funciona através do acordo entre a Uber e os motoristas. Eles usam os seus próprios carros e não são funcionários da Uber. Agora o governo do PT quer meter a colher numa coisa que funciona. Parece que eles não conseguem conviver com algo que funciona. Podem perguntar 20 motoristas de Uber se eles querem ter carteira assinada, receber FGTS etc. 9 de 10 dirão que não. Só vão perder com isso, e perder até mesmo o emprego. Por obséquio, senhores governantes, não metam a colher em algo que funciona muito bem. Aliás, quando o governo se mete em assuntos que dizem respeito a iniciativa privada, aí as coisas podem não funcionar mais. O Uber já avisou, se o governo regulamentar a atividade no Brasil, vai deixar o país. E aí, vamos ficar sem Uber? É possível nos imaginar hoje em dia sem os carros de Aplicativo?

FALTA DE LUZ

Tem pessoas na cidade que estão há 50 horas sem luz. E produtores de frangos, por exemplo. Outro que produz leite, atividades onde a energia elétrica é vital. O problema é sério e ninguém aguenta 50 horas sem energia elétrica. A propósito, ficamos até fins de fevereiro sem temporais. Não deu nenhum, apesar de um dos verões mais quentes dos últimos tempos. Agora já tivemos dois, nos dois últimos sábados.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.