Colunistas
Raul Petry – 08/05/2023
Panela de Pressão
CHUVA
Choveu demais na semana passada e uma eventual enchente nos remete ao ano em que a Feira do Mel foi cancelada por causa da chuva. No fim de semana em que era para ser realizada, a marca que a água atingiu ficou cerca de um metro nas casas de enxaimel. Ninguém mais fala na possibilidade de enchentes, mas se eventualmente uma acontecer durante um grande evento vamos lamentar muito. Não sei se eliminar a possibilidade de cheia no Buraco do Diabo é viável. Com as tecnologias que temos a disposição hoje em dia deve ser. Vale lembrar que a ponte pênsil construída por Arnaldo sobre o Rio Feitoria foi levada por uma enchente. A ponte foi levada pela água.
SÁBADO
Só até sábado havia chovido em Ivoti ao redor de 100 mm. Uma chuva não vista há muito tempo. Aliás, o que mais se tem ouvido falar de muitos meses para cá foi seca. Enchente estava fora de cogitação até a chegada da semana passada. Foram poucas pancadas de chuva forte. Ela foi fraca mas persistente durante vários dias, aquela que penetra na terra até as suas profundezas.
ÁGUA
Por falar em chuva e água, volta e meia se ouve falar que em Ivoti os poços não vão dar conta da demanda de água com o crescimento da cidade. Esta possibilidade não existe. O que existe é muita água no nosso subsolo. Estamos assentados em cima de uma franja do famoso aquífero guarani, que é um lençol de água que se estende da região sudeste até o Rio Grande do Sul. Por ficar tranquilos, que este papo de que iria faltar água é balela. Na primeira década deste século, quando a Corsan estava sem contrato em Ivoti e tentavam renová-lo a qualquer custo, desenvolviam teses de término da água em 10 anos. Já se passaram mais de 10 anos e nem sinal de término da água. Os caras da Corsan mentiam descaradamente.
É claro que se você bombeia água por 24 horas ininterruptamente vai ter problema. A água vai baixar. E a Corsan fazia isso e de certa forma a Autarquia também. O correto é no máximo 16 horas bombeando água e 8 horas de descanso. E os poços que secam não tem problema. Em outros pontos do município a água vai jorrar. Esta tese não existe. Com a chuvarada desta semana, a recomposição lá em baixo acontece naturalmente. Tem água até no deserto, porque não haveria de ter aqui.
POÇOS
De outra feita foram oferecidos os serviços do governo do Estado, que perfura poços artesianos por toda parte. Basta se interessar e entrar com o óleo diesel. O resto é com o governo. Tanto que eles já perfuraram poços nos municípios vizinhos e, desta maneira, fica barato a perfuração de um poço. Mas o prefeito não se interessou e o serviço não acontecerá em Ivoti.