Colunistas
Raul Petry – 08/06/2022
Panela de Pressão
PAVIMENTAÇÃO
Começou a pavimentação da estrada que desce no bairro Farroupilha, faz a volta pelo lugar que conhecemos como Tohl e sai lá no Buraco do Diabo. É uma alternativa que existe e que poucos conhecem à Rua Tuiuti, a VRS-865 que vai para o Buraco do Diabo. Esta estrada é a Rua Garibaldi por um trecho e depois se transforma na Ereno Dillemburg. Dá mais ou menos 3 quilômetros e a pavimentação será com bloquetos de concreto. Na verdade, ela só é uma alternativa para o caso de impedimento da VRS, pois para as tranqueiras em dias de grande movimento principalmente em domingos, não adianta nada.
ALTERNATIVA
Ela foi bastante usada naquele domingo da mega tranqueira por ocasião da Feira do Mel e de nada adiantou. O problema é depois donde ela desemboca na VRS-865. O problema está no acesso ao Núcleo de Casas de Enxaimel. Naquele domingo as pessoas ficaram trancadas no trânsito ali também e não iam nem para a frente tampouco para trás. De qualquer maneira é uma via alternativa pouco utilizada até agora porque é pouco conhecida. Quando você desce na Rua Garibaldi, passando pela Brigada Militar, chega numa altura e tem a bifurcação. Pegando à esquerda vai para Lindolfo Collor. À direita sai na VRS a 50 metros da entrada do Núcleo de Casas de Enxaimel.
IPTU
A Prefeitura divulgou que começou a distribuição dos carnês de IPTU pelos Correios. Ninguém precisa se assustar com o pagamento do IPTU. Este é o imposto mais barato que temos. Ele não é caro. O que é caro é o que pagamos quando ligamos a tomada de luz, quando abastecemos o carro, quando ligamos o fogão a gaz. Ali a mordida é fantasticamente cara, custando no mínimo a metade do custo total que se paga. Antes de reclamar dos carnês de IPTU, temos que reclamar dos nossos deputados que estão circulando por aí atrás de votos nesta época do ano. São eles que podem fazer alguma coisa por nós e neste aspecto nada fazem.
82%
Não sei exatamente, mas uma grande parcela dos contribuintes do IPTU já pagaram o imposto à vista. Isto porque o desconto é generoso e quem tem condições paga a vista porque vale a pena. Este percentual gira em torno de 82% dos donos de imóveis. Os restantes parcelam, que é o que está sendo cobrado a partir de agora. O IPTU não representa mais de 5% da receita de impostos da Prefeitura. Ou seja, quase nada. O restante é pago pela população para os governos do Estado e a União. Uma tremenda distorção. Tinha que ser o contrário. É aqui que mora a população e é dos nossos políticos que reclamamos quando temos um problema porque eles estão mais perto de nós.
INVERSO
Porque não pagamos por exemplo o IPVA dos carros para a Prefeitura e ela repassa a metade do dinheiro para o governo do Estado. Hoje é o contrário. O governo do Estado arrecada e repassa a metade para os municípios. No total só 15% da arrecadação total de impostos volta para o município. O resto fica por lá mesmo e geralmente vai para a lata do lixo.