Colunistas

Raul Petry – 08/09/2022

08/09/2022 - 07h54min

Panela de Pressão

 

NEM AÍ!!!

A coluna de ontem foi sobre a burocracia, uma praga que inferniza a vida de todo o brasileiro. A de hoje continua nesta seara, mas voltada a Ivoti. Vou fazer a minha parte. Preciso escrever o que vejo e o que penso. O nosso município tem coisas boas, mas também está deixando a desejar. A ideia é alertar o prefeito, porque as coisas ruins estão se sucedendo numa velocidade que dá a impressão de que ele não está nem aí. O melhor amigo é aquele que sempre fala a verdade, por mais dura que seja.

 

SUCATA

Tudo começou com o episódio da sucata que era recolhida pela Secretaria de Obras e vendida para uso particular. Foi instaurada sindicância, mas o prefeito não queria. O episódio do quebramola na frente do Sicredi, que virou piada nacional se sucede sem que nada seja feito de fato para mudar o quadro. Vão lá agora e olhem o que parece aquilo. A impressão que dá é que onde existia o maldito quebra mola aquela área da via se transformou num zona liberada para os grafiteiros fazer suas artes. Normalmente eles fazem em muros. Ali foi mesmo no asfalto. Você chega ali e tem que procurar onde está o novo quebra mola, que dão outro nome mas o objetivo é o mesmo. A gente sabe que tem algo ali, mas não se sabe aonde. No dia em que foi colocada a nova plataforma podiam ter morrido pessoas porque o pessoal foi embora com a obra pela metade e sem qualquer sinalização.

 

GERADOR

Na semana passada o assunto foi a falta de sinalização na Picada 48 Alta, onde deixaram monte de terra e tubos de concreto no meio da rua. Os motoristas pra passar tinham que fazer um S. Pois bem, neste fim de semana a superação. Terminou a Feira do Livro ao lado da Praça Neldo Holler, tudo foi retirado de lá, menos o gerador. Ele ficou literalmente no meio da rua. Pensava-se que pertencia a uma empresa terceirizada, mas não. Era da Autarquia Água de Ivoti. Só vendo pra acreditar. A segunda-feira amanheceu sem o gerador lá, mas deixaram os gradis em volta. Ou seja, não foram capazes de levar os gradis junto.

 

SONHO
Todo mundo sonha e o meu sonho é ser cidadão de um município moderno, desenvolvido, que tenha algo para mostrar aos outros, inovador, enxuto na administração municipal, enfim, um exemplo a ser seguido. No entanto, a impressão definitiva que tenho é de que este sonho vai ficar mesmo no sonho. E o grande problema é a fragilidade de sucessivos prefeitos diante do desafio que é gerir o município e levá-lo a este objetivo. Eles não se completam, tem coisas boas e outras que deixam a desejar. Vamos começar por um que sonhava em largar a Prefeitura o quanto antes. Se pudesse ter largado 2 anos antes de terminar o mandato, dava graças a Deus. Arnaldo era um sonhador cujos sonhos frequentemente se transformavam em pesadelos. Maria não sabia administrar e escolhia mal a sua equipe. Resultado: vivia beliscando aqui e ali, enquanto o município definhava. E, por último, a atual fase, que é de todas a melhor como administração do patrimônio público. Só que o prefeito tem medo até da sombra dele e não dá um passo sem saber onde pisa. Consequentemente, em 40 anos perdemos muito terreno para outros na nossa volta. Se alguém da administração municipal chega nele e diz que uma pedra não é uma pedra, ele acredita no burocrata.

continua amanhã

Copyright© 2020 - Grupo o Diário