Conecte-se conosco

Colunistas

Raul Petry – 08/11/2022

08/11/2022 - 08h10min

Panela de Pressão

 

ESGOTO

Segundo a legislação, o prazo para atendimento de 90% da população com esgoto se estende até o ano de 2033. Portanto, temos 10 anos ainda. O presidente do PMDB, Márcio Guth, usou a tribuna para fazer denúncias contra a Autarquia Água de Ivoti. Ele perguntou se o prazo está sendo visto como algo que está cada vez mais próximo e ele mesmo opinou achando que não tem projeto algum neste sentido até agora.

 

PREJUÍZO

Outra coisa, ele se mostrou preocupado com a falta de resultado da Autarquia, dizendo que, disparado, o maior custo é as bombas de água nos poços e não entende como até agora não tem instalada energia solar, que barateava muito os custos. Márcio Guth disse que sabe que vai sobrar para a população pagar a conta. A mesma coisa o presidente da Câmara disse. Ivanir Mees lembrou que os consertos de água tem que ser feitos, mas que estão sendo muito mal feitos. Vários vereadores já reclamaram da péssima qualidade dos consertos de vazamentos. Na verdade, a solução é outra e não a qualidade dos consertos de vazamentos.

 

COMEÇO

Todo mundo está careca de saber que cano de água não se coloca no leito da rua, e sim, dos lados e um em cada lado. Em Ivoti nunca deram bola para isso. No tempo da Maria foi recapeada a quadra do hospital e os canos só naquela quadra foram colocados na calçada como tem que ser. O que não pode é abrir e fechar o asfalto. Isso dá um dó ao ver uma cena dessas que dá vontade de chorar. Agora mesmo, a Prefeitura está recapeando e asfaltando várias ruas pela cidade. Provavelmente mesmo nas que reconhecidamente tem canos velhos e precários foi colocado asfalto novo em cima. Não teria sido mais prudente colocar logo os canos em cada lado da rua em vez de meter asfalto por cima sem olhar para debaixo do leito da rua.

 

MULTA

Outra coisa que Márcio Guth criticou foi a multa que a Autarquia levou ao não renovar a Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Carolina. Não é muito mas são lá seus 15 mil reais. A direção da Autarquia culpou o funcionário que faltou ao trabalho por licença médica. Os problemas da Autarquia são muitos, mas o maior deles é a falta de resultado. Ela não dá mais lucro e é aí que a vaca torce o rabo. Com relação aos consertos mal feitos, Ivanir Mees quer consertos melhores, mas o problema não reside aí. Tem que cortar o mal pela raiz e trocar a rede, não melhorar os consertos.

 

PREÇO

Não sei se aumentou o preço da água. Várias pessoas disseram que a conta veio muito mais alta do que era. Isso que estamos já primavera sem os calorões que fazem aumentar o consumo. Seria bom a Autarquia esclarecer se houve aumento na conta de água ou não.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.