Colunistas
Raul Petry – 09/02/2023
Panela de Pressão
DIFERENÇA
Em termos de calor, este verão é quase insuportável. Pouca chuva e muito calor. Mas tem uma coisa que o diferencia do verão do ano passado. Praticamente não tivemos temporal ainda, apenas ameaças. No ano passado em janeiro teve quatro temporais que deixaram milhares de pessoas sem luz. Este ano, ao menos em Ivoti, não aconteceu nenhum. O tempo fecha mas vento não tem.
ENQUETE
Nós não fizemos enquete para saber se a população de Ivoti é contra ou a favor da retirada de alguns canteiros na Av.Presidente Lucena. Mas foram perguntadas umas 20 pessoas e 80% são contra a retirada. 10% são a favor e outros 10% se mostraram indiferentes. Uma enquete não tem peso científico, mas mostra uma tendência. A Prefeitura justifica a retirada alegando que o trânsito flui melhor sem os canteiros. Neste aspecto concordo, mas tem que valer o mesmo também para os quebra-molas. Sem eles o trânsito fluiria muito melhor.
NOITE
A noite de Ivoti se mudou para a parte de cima da cidade. Lá ficam os bares e restaurantes mais badalados. Há vários anos, os points ficavam no centro, o mais famoso deles era o Papys Bar, que ficava perto do Sindicato Rural e que reunia em determinados fins de semana mais de 1.000. Até concurso de beleza era realizado no meio da rua. Este tempo passou. O centro agora é o centro do comércio, bancos, órgãos públicos, etc. O movimento da noite se concentra na parte alta da cidade. É assim que as coisas acontecem em todo mundo. As atividades se concentram próximas umas as outras por mais paradoxal que possa parecer. Eles não fazem concorrência entre si. Atraem o público para determinado local, onde ele pode escolher a melhor opção, próxima uma da outra. As coisas as vezes não parecem como são.
CELAS
Poucos sabem, mas Ivoti tem uma empresa que fabrica celas para presídios, que são vendidos para todo o Brasil. Volta e meia um caminhão transportando as celas não consegue subir o Buraco do Diabo acavalado por causa do peso, pois as celas são de puro concreto. Quanta coisa se produz numa cidade pequena como Ivoti e que poucos sabem. Tem de tudo aqui. Não sei se a empresa tem uma filial no Mato Grosso. Ela faz obras lá e não somente celas para presídios. O problema lá é o mesmo daqui. Falta mão de obra e ela lá é muito menos qualificada que aqui. No Mato Grosso se busca mão de obra no estado do Piauí. Aqui do lado em Presidente Lucena tem dezenas de imigrantes nordestinos também, que vem ganhar a vida aqui porque tem emprego e o salário é maior. Parece mentira, mas é a grande verdade. As nossas fábricas não se mudaram para o nordeste por causa da mão de obra abundante e barata?