Colunistas
Raul Petry – 09/08/2022
Panela de Pressão
CONCEITO
Tem um ditado que diz que povo unido jamais será vencido. É o que mais ou menos podemos atribuir ao sucesso do 1o Festival da Cachaça de Ivoti. O evento serviu até para desmistificar um pouco o conceito da cachaça. Era de fato uma bebida muito popular, barata e consumida por um público com menos poder aquisitivo. Aqui não vai nada depreciativo. E isto continua até hoje. Só que a cachaça evoluiu, o seu público se ampliou e hoje se transformou numa bebida valiosa, consumida por todos as classes sociais. Ou alguém acha que uma pessoa seria capaz de gastar R$ 66.000,00 por uma garrafa de cachaça se não fosse para esta pessoa algo de muita admiração? A cachaça pura como era consumida no passado se transformou num produto de classe como qualquer outro. Hoje a cachaça divide as prateleiras dos supermercados com vinho, conhaque, vermute, gin, whisky, vodca, entre outras bebidas. Só permaneceu o nome, cujo conceito mudou. Cachaça hoje é sinônimo de uma bebida apreciada e que pode custar muito caro. E ela é vendida por um preço mais alto porque tem público que está disposto a pagar.
FESTIVAL
Foi o que se viu no Festival da Cachaça no fim de semana. Não sei ainda quanto as cachaçarias venderam. Só sei que venderam muito. Todas elas tiveram que reforçar o estoque. Não tinha cachaça que chega, não tinha licor que chega, não tinha nada que chegasse. As vendas superaram todas as expectativas, não só das cachaçarias, bem como de todo mundo que vendeu qualquer coisa, desde comida, bebida e outros comes.
GOVERNADOR
Que tal um evento promovido pela primeira vez conseguir trazer o governador Ranolfo de Oliveira para o evento. Fazia 25 anos que um governador não vinha para Ivoti. E justamente no 1o Festival da Cachaça vem o governador. Ele é delegado de Polícia e já respondeu inclusive pela Delegacia de Ivoti. É gente fina e simples.
INDIGNAÇÃO
Eu nunca me conformei quando perdíamos para qualquer outro município em tudo. Olhem as divisas de Ivoti. Não vamos culpar ninguém, apenas olhar em frente para não cometermos erros. Dos municípios do nosso porte, temos um dos menores retornos de ICMS. Perdemos para Estância, Dois Irmãos, Igrejinha, Nova Petrópolis, Caí, Portão. Ou seja, para quase todo mundo. Temos que reverter este quadro. Mostramos nossa capacidade de indignação com o evento da Corsan. Hoje estamos livres da estatal e livres da água do Rio dos Sinos. Na área de eventos crescemos muito. O Núcleo de Casas de Enxaimel nos tirou do atraso. Agora temos quatro eventos de primeira grandeza. O kerb, Feira do Mel, Festival da Cachaça e a Feira das Flores. Mostramos capacidade de indignação e Ivoti cresceu muito nos últimos 2 anos. Mas falta muito ainda.