Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 09/12/2022

09/12/2022 - 08h29min

Nova Petrópolis

 

COLETA

Hoje o dia todo e amanhã de manhã tem coleta de lixo eletrônico, vidro e óleo de cozinha. A ação da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente ocorre em frente ao Centro de Eventos (acesso pela Av. Padre Affonso Theobald). Quem participar ganhará uma muda de flor ou outras plantas.

 

REDE DE ÁGUA

Foram concluídas no dia 25 de novembro as obras da nova rede de água em um trecho de quatro quilômetros da rua Vicente Prieto, no Pinhal Alto. Como a nova rede está colocada dos dois lados da via, o novo sistema de encanamentos totaliza 8.000 metros, em um investimento superior a R$ 1 milhão. Além da renovação da rede, o projeto evitará novos danos ao pavimento da rua, já que os canos foram deslocados para as calçadas.

 

PENSAMENTO

Eu acho incrível como há umas décadas atrás as pessoas não se davam conta disso. Faziam as redes de água bem no meio da rua. Tá certo que talvez naquela época não existisse asfalto. Mas mesmo na estrada de terra, cada conserto que precisa ser feito gera um grande transtorno para os motoristas e até risco de acidente. Isso sem falar nos lugares onde tem asfalto, que logo fica todo remendado.

 

PIOR

Pior ainda nos lugares atendidos pela Corsan, que tem uma dificuldade absurda em fechar os buracos que abre. Eu não conheço tanto essa realidade em Nova Petrópolis. Talvez seja diferente. Mas presenciei inúmeros casos em Ivoti, enquanto a Corsan esteve por aqui. A fama geral é muito ruim.

 

ASSOCIAÇÃO

De todo modo, os pinhalenses têm a sorte de poderem contar com abastecimento de água feito pela Associação de Moradores. Para mim de longe esse é o melhor modelo disponível. Tanto é que eu nunca vi a Corsan fazer uma obra para tirar canos do meio da rua, como aconteceu no Pinhal Alto. Isso já explica muita coisa.

 

NOVE COLÔNIAS

Vale lembrar que a Associação de Moradores do Pinhal Alto também está envolvida na construção da rede de água em Nove Colônias. Essa obra começou há duas semanas. Com 9.900 metros de extensão e investimento total de R$ 436.989,45, o projeto atenderá inicialmente 65 famílias. A rede principal terá 4.900 metros, no trecho da Rua Nove Colônias entre a Rua Vicente Prieto e a Casa de Pedra. Os dois ramais, nas ruas Arthur Boelter e Willibaldo Altreider, totalizarão mais 5.000 metros.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário