Colunistas

Raul Petry – 10/01/2023

10/01/2023 - 07h51min

Panela de Pressão

CENSO
Está provocando o maior alvoroço a divulgação da estimativa da população de certos municípios. Na verdade, virou uma verdadeira zona o Censo de 2022. Vale lembrar que o Censo é realizado de 10 em 10 anos. O último, portanto, foi em 2010. Ma verdade, o Censo de 2020, que está sendo realizado em 2022 é uma verdadeira bagunça. Já teve greve dos recenseadores, eles já ficaram vários meses sem salários, há fuga de recenseadores que deixam de trabalhar e por aí vai. De modos que a primeira estimativa era de que ficasse pronto em fins de outubro, depois foi passada a data de dezembro e agora ninguém mais sabe quando vai ser concluído. Como tiveram a necessidade de apresentar o Censo até o final do ano por causa dos repasses de recursos da União para os Municípios através do FPM – Fundo de Participação dos Municípios, a direção do IBGE resolveu fazer uma estimativa com base nos dados levantados até agora. Aí apareceram tudo que é tipo de número. Muitos municípios devem entrar na Justiça para não perder dinheiro nos repasses da União, que já começam no dia 10 de janeiro.

5 MILHÕES
A ficar os números da população apresentados pelo IBGE o prefeito Martin alerta que Ivoti perderá cerca de 5 milhões ao longo de 2023. O governo federal trabalhava com uma população de Ivoti estimada em mais de 25 mil habitantes e fazia os repasses com esta perspectiva de população. E o dado divulgado agora pelo IBGE ficou em 22.911. Com o número apresentado, o valor que caberá a Ivoti através do coeficiente será bem menor, porque uma das variáveis para o cálculo do coeficiente é a população.

CONCLUÍDOS
Dos 11 municípios onde o Diário circula, somente 3 concluíram o Censo: Morro Reuter, Presidente Lucena e São José do Hortêncio. Esperava-se para Morro Reuter uma população de 6.570 habitantes. O Censo, no entanto, apenas chegou a 6.124. O de Presidente Lucena é que ficou mais próximo. A expectativa era de 2.972 habitantes e o resultado final foi de 3.077. Hortêncio era para ter 4.924 e o número final chegou a 4.667.

FORA DA MARGEM DE ERRO
Porque a estimativa para Ivoti não deve se confirmar. A diferença para a estimativa anterior passa de 8%. Dos 3 municípios concluídos nenhum percentual chegou a ser tão alto. Morro Reuter deu 6,7%. E a diferença para Ivoti é de 8,6%. A estimativa nacional do IBGE é que a população do Brasil alcance 207 milhões contra a estimativa anterior de 215 milhões. Logo a diferença é de apenas 3.7%. Outra pergunta: como o IBGE sabe que Ivoti já foi apurado o total de 87% da população? Na verdade, o município é dividido em setores, digamos 20, e 87% desses setores estaria apurado. No fundo, não dá para entender nada.
Continua amanhã.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário