Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 10/05/2023

10/05/2023 - 07h42min

Nova Petrópolis

ATRAÇÕES

A cantora sertaneja Bibiana Bolacell, a banda Os Atuais e o Grupo Rodeio, de música tradicionalista, são as primeiras atrações já confirmadas para a edição 2023 do Festival Sabores da Colônia, em Nova Petrópolis. A programação contará com mais de 20 apresentações musicais, de 23 de junho a 9 de julho, com entrada gratuita no Centro de Eventos de Nova Petrópolis.

SEGURANÇA

Segunda-feira de noite aconteceu uma nova reunião sobre segurança nas escolas. Para quem não pôde participar, tudo está disponível em vídeo no YouTube através do canal da Câmara de Vereadores. Já se passou um mês daquela primeira reunião, em que muitas pessoas estavam atônitas por causa dos acontecimentos em Blumenau. Desta vez foram apresentadas as medidas que serão implantadas para aumentar a segurança nas escolas. Como já era possível imaginar, a maior parte das soluções vão passar pela tecnologia. Absolutamente nada sobre seguranças armados na frente das escolas. Essa pedra eu também já tinha cantado aqui na mesmo coluna. Além de envolver altos valores, existem muitas dúvidas se a segurança armada realmente seria algo bom para as escolas. E não é só em Nova Petrópolis. Foi mais ou menos assim na grande maioria das cidades.

RECONHECIMENTO FACIAL

Uma das novidades tecnológicas anunciadas pelo prefeito Jorge Darlei Wolf é o reconhecimento facial. Esse é um daqueles recursos tecnológicos que eu tiro o chapéu. Vai ter um banco de dados com o rosto de todos os alunos, professores, funcionários e também os pais. Se as câmeras identificarem um rosto que não está no banco de dados da escola, as autoridades de segurança serão avisadas no mesmo instante. É sensacional. E tem mais. A capacidade dessas câmeras é tamanha que vai ser possível até saber se uma criança está com o comportamento alterado. Por exemplo se está com medo. O software também vai poder avisar sobre esse tipo de situação. Segundo o prefeito Darlei, esse investimento será de mais de R$ 700 mil.

BOTÃO DE EMERGÊNCIA

Também vai ter o tal botão de emergência nas escolas. Em muitos lugares esse recurso está sendo chamado de “botão do pânico”. É um nome que não ajuda muito. Pânico é que deve ser evitado num momento de emergência. Então é melhor mesmo usar um nome mais apropriado. Botão de emergência. Mas convenhamos que diante das câmeras de reconhecimento facial, esse botão de emergência já não impressiona muito. Mas tudo ajuda numa hora dessas.

PSICÓLOGO

Também foram apresentadas algumas medidas que visam aumentar a segurança das escolas através do aparato psicológico. Tocando em miúdos, vai ter reforço no atendimento psicológico para as escolas. Em meio a todas essas discussões sobre segurança, chegou-se à conclusão que muitas vezes o perigo parte de dentro de dentro das escolas, e não de fora. Aí entra o detalhe de que os pais precisam ficar de olho na mochila e no celular dos filhos. E muito mais.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário