Colunistas

Raul Petry – 11/01/2023

11/01/2023 - 07h50min

Atualizada em 11/01/2023 - 09h05min

Panela de Pressão

PALAVRAS DE TÉCNICOS
“Fizeram uma conta de padaria, com base no que foi feito no censo, mas o método é bem duvidoso e teve bastante discordância sobre isso”.
“Isso é uma invenção, nenhum país do mundo faz o que eles fizeram”.
“Vejo com muita preocupação. Primeiro, porque tem uma metodologia que nunca foi aplicada em lugar nenhum do mundo. É aquilo que a gente chama de uma jabuticaba”.
“ E pior. Estão usando duas metodologias diferentes para tratar entes federados, que são os municípios de mesmo porte populacional. Então vai ter município que o resultado dele é o censo e município que o resultado é uma estimativa. Ninguém vai ficar satisfeito e isso vai gerar ações na Justiça”

PERDA
Enquanto o IBGE fazia estimativas desde 2011 Ivoti vinha ganhando mais população. Agora fizeram outra estimativa, que tirou mais de 2 mil habitantes do município. Como se vê pelas palavras dos técnicos acima, não foram nem um pouco felizes pela decisão tomada. O Censo deste ano teve corte de verba feita pelo Congresso, teve greve, teve fuga de recenseadores que não quiseram mais trabalhar e o resultado está aí.

5 MILHÕES
A julgar pelo que o IBGE estimou, Ivoti vai perder 5 milhões por ano. O coeficiente, que estava em 1,4 baixou para 1,00. Em termos de dinheiro são 5 milhões por ano. A única coisa que eu gostaria de saber, é o tamanho da população pesquisada até agora no município. Consta que foram 87%. Mas em termos de população recenseada, isto significa que quantidade?

SAUDADES
Quem vai deixar saudades é o músico Pino, que há 50 anos toca nos Atuais de Tucunduva. Pino tinha uma fã incondicional em Ivoti. Trata-se da ex-prefeita Maria de Lourdes Bauermann. Em todos os eventos onde tocavam os Atuais a presença de Maria de Lourdes era certa. Pois agora saiu a notícia de que Pino se aposenta e deixa de tocar nos Atuais. Não sei quando, mas vai parar de tocar. 50 anos de estrada não é para qualquer um.

DENÚNCIA
Tem um vereador que está a beira de um ataque de nervos. Trata-se de Volnei, que apresentou cópia de contas de água onde a conta não fecha. Nas contas 2 + 2 não é igual a 4. É um negócio impressionante. Nas contas apresentadas a multiplicação do consumo vezes o custo por m3 não fecha. Não dá para acreditar. Parece até aquelas máquinas dos cassinos que são programadas para te espoliar. Volnei volta e meia se volta contra a Autarquia e não entende certas coisas que acontece nela. Eu entendo perfeitamente. Ela carece de direção, de pulso firme, de atitude, de foco, enfim, tinha que ser entregue para o próprio povo administrar. Me mostrem algo onde o poder público é o titular e funciona. Estou para ver.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário