/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 11/05/2022

11/05/2022 - 06h05min

Atualizada em 11/05/2022 - 09h46min

COVID
A Covid-19 voltou a ser assunto em Nova Petrópolis, depois de uma alta repentina no número de casos positivos. Hoje esse número deve estar acima de 200 casos. É bastante, ainda mais se considerarmos que umas semanas atrás ele não passava de 40. Isso quando o uso da máscara já não era obrigatório. Mas era evidente que com essa liberação haveria um aumento de casos. Se não houvesse, seria a confirmação de que as máscaras não servem para nada, o que não parece ser o caso.

RISCO CALCULADO
A liberação das máscaras foi uma espécie de risco calculado. Concluiu-se que naquele momento a grande maioria das pessoas já estavam vacinadas e o sistema hospitalar com pouca ocupação. Era o momento de dar um passo adiante, mas sabendo que mais pessoas pegariam o coronavírus. E isso até aconteceu tardiamente em Nova Petrópolis. A questão toda é se começam a reaparecer casos graves. Alguns idosos chegaram a ser hospitalizados na semana passada, mas quase todos já ganharam alta.

BOLETIM
Teve pessoas fazendo alarde quando a Prefeitura anunciou que pararia de publicar o boletim semanalmente. Me parece um exagero. Em Ivoti a Prefeitura parou a muito tempo com essas publicações. Nem me lembro quando foi a última.

ENTRANDO NO INVERNO
Em todo caso, estamos nos aproximando do inverno, época em que as doenças respiratórias costumam se manifestar mais aqui no Sul. Por outro lado, o frio deve trazer um alívio na questão da dengue, que é outro grande problema sanitário do Rio Grande do Sul neste momento.

VACINA DA GRIPE
A vacina contra a gripe está disponível em todos os postos de saúde de Nova Petrópolis para crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), idosos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, profissionais da educação, da saúde, da segurança, do transporte coletivo e caminhoneiros. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h.

VISITAS DAS SOBERANAS
As soberanas do Folclore Alemão de Nova Petrópolis deram início às visitas de divulgação do 49º Festival Internacional de Folclore. No sábado, 7 de maio, a rainha Mariana Caroline Marcon, a 1ª princesa Tainara Iasmin Blauth e a 2ª princesa Thaís Sofia Paetzinger estiveram no Festival de Kerb de Estância Velha. No domingo, 8, o evento visitado foi a Festa da Colônia, em Gramado.

Sair da versão mobile