Colunistas

Raul Petry – 12/01/2023

12/01/2023 - 08h01min

Panela de Pressão


KERB
O tradicionalíssimo kerb de Ivoti se aproxima rapidamente. A solenidade de abertura oficial será na quinta-feira da semana que vem na própria Praça Concórdia, local do kerb. A programação é vasta, de sexta a terça-feira, mas o principal do kerb será na sexta de noite, sábado e domingo. A Praça Concórdia será invadida por uma multidão já na noite de sexta-feira quando o Rainha Musical subirá ao palco. No sábado a grande atração do dia será o desfile dos kerbwagen, que percorrerão a cidade por cerca de duas horas e de uma ponta a outra. A alegria é a tônica do kerb. E, a partir de então, a festa continua na Praça Concórdia com várias atrações. No domingo haverá atrações de manhã e na parte da tarde começam os shows na praça que se estenderão até por volta das 22 horas.

SOCIEDADE CONCÓRDIA
A velha Sociedade Concórdia estará aberta para que o público feminino use os banheiros da Sociedade, que são inúmeros. O problema da falta de banheiros sempre foi um dos problemas a ser vencido. Com a ajuda da velha Sociedade as coisas vão ficar bem melhores. A divulgação do kerb poderia ser melhor, mas o próprio prefeito acha que não, na medida que muita gente de fora entra em contato pedindo informações sobre o kerb. Na verdade, uma festa como esta não precisa de muita divulgação, porque a tradição é que leva a maioria das pessoas a curtir o evento. Espera-se uma participação de cerca de 15 caminhões de kerb wagen no desfile de sábado de tarde.

5 MILHOES
O prefeito Martin Kalkmann está um tanto conformado com o resultado da população estimada pelo IBGE com base no que foi feito até agora em 22.991 habitantes. Eu sou um dos que não acredita neste total. Ele disse que esteve no IBGE em Novo Hamburgo, onde as explicações teriam sido convincentes. Na verdade, o Diário fez uma pesquisa por toda a cidade e constatou que o percentual recenseado pelo IBGE em Ivoti confere.

88%
Um total de 88% da população de Ivoti foi recenseada. O Diário constatou que este percentual está correto. Batemos na porta de 118 domicílios, dos quais 14 domicílios disseram que não haviam sido recenseados. Dá exatamente 88% do total da população de Ivoti, ou seja, cerca de 3.000 pessoas. O percentual confere com a divulgação do IBGE. O problema todo, onde a polêmica reside, está no método usado para informar o governo sobre a estimativa feita para fins de apuração do FPM. De acordo com o resultado, Ivoti perderá cerca de 5 milhões de reais do Fundo, que é distribuído pelo governo federal aos municípios ao longo do ano. Quando da visita do prefeito, é claro que ele se deparou com alguém extremamente preparado para explicar o inexplicável.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário