Colunistas
Raul Petry – 12/04/2023
Panela de Pressão
ABRIL
O IBGE vai divulgar o Censo de 2022 agora em abril ainda com os números finais. A data ainda não foi divulgada. Muitos prefeitos já sabem qual é a população de seu município, e quase todos eles ficaram abaixo das estimativas.
PERDA
Com isto algumas Prefeituras perderão receita e Ivoti é uma delas. O FPM é calculado com base na população. Com 25 mil habitantes a receita do ano que vem seria de 5 milhões a mais. O prefeito Martin já anda chorando a perda da receita.
PROBLEMÃO
Na área de eventos as Prefeitura s tem um baita problema na hora de fazer a licitação. Licitação é uma faca de dois gumes. Teoricamente uma empresa do Amazonas pode ganhar a licitação do kerb de Ivoti sem que saibamos quem são, como vão fazer para promover o kerb. Ou alguém pode jogar o preço no chão e depois, na hora de cumprir as exigências do evento, não são capazes. Este problema é grave. O certo seria entregar a promoção de alguns eventos para associações criadas com a finalidade de promovê-las, o que evitaria a realização de licitação aberta a todos. Mesmo assim, na hora de escolher a associação, tem que ser feita licitação também.
ENTIDADES
O mais correto e que envolve menos risco é escolher uma entidade que vai fazer a realização do evento, tipo CDL ou outra qualquer. A Prefeitura repassa os recursos para esta entidade que faz a promoção. Sei de um município a cerca de 100 km daqui que se ferrou feio com esta brincadeira. Chegou na hora e os caras não apareceram para o evento. Tiveram que improvisar tudo à altura hora.
GRANDE NOTÍCIA
Todo mundo sabe que sou literalmente contra a existência de quebra-molas. Geralmente são colocados em determinados locais por indicação política. Aqui em Ivoti tem um que se enquadra nesta espécie. Na Av.Popular tem um quebra-molas na frente da casa onde residia Jair de Brito, que era sindicalista e político e que não mora mais em Ivoti há muito tempo. O quebra-molas continua lá. A grande notícia é que Resolução do Contran praticamente acabou com os quebra-molas. Para cumprir a exigência do Contran a fim de colocar um é quase impossível. E os que tem os município tem 5 anos para adequá-los as novas exigências ou retirá-los. Pouquíssimo sobrarão. Esta é a melhor notícia que podíamos ter. Por isto sempre digo que a esperança é a última que morre.
LIVRES
Portanto, as pessoas que não aprovam este tipo de instrumento sabem a partir de agora que eles tem os dias contados. Para onde você vai não foge de quebra-molas, quase todos eles mal sinalizados e irregulares. O Contran deve ter feito a Resolução justamente para acabar com esta zona.