Conecte-se conosco

Colunistas

Raul Petry – 12/05/2023

12/05/2023 - 07h15min

Panela de Pressão

POLÊMICA

Este ano vai ter eleições para o Conselho Tutelar. E o assunto já deu polêmica e promete muito mais. É que entraram umas regras novas que não tinha em anos anteriores. O problema é justamente este. Na última eleição há quatro anos, foram apenas seis candidatos para cinco vagas. E agora, com as novas regras, prova para fazer, ter a necessidade de dirigir coisa e tal, pode ser que apareçam menos candidatos que vagas. O salário é um pouco mais de 2 mil reais e ninguém quer encarar um trabalho que necessita de plantão e que precisa encarar situações que não se sabe quais são. É mais ou menos como a polícia. Um policial de BM ou do exército, ficam horas as vezes sem fazer nada. Mas, quando acontece um assalto a banco, por exemplo, aí a adrenalina vai lá em cima. Eles literalmente arriscam a vida em várias circunstâncias. Como protetores da sociedade, nos EUA os policiais são os heróis da população. Aqui estamos chegando lá.

CNH

O problema é que agora o sujeito tem que fazer prova de português, testes de informática e tem que ter Carteira de Motorista. Uma ex-conselheira foi lá na Câmara dar a sua versão sobre o assunto. Ela disse que ninguém se interessa mais em ser conselheiro. Necessitando de CNH reduz os interessados ainda mais. Só que tem uma coisa. Se os conselheiros mesmo não dirigirem o veículo à sua disposição, vai ter que ter um motorista da Prefeitura de plantão para transportar o conselheiro até os locais onde precisam comparecer. O custo nesta circunstância vai para as nuvens. O certo é o próprio conselheiro dirigir o veículo. Realmente não tem cabimento ter motorista à sua disposição dia e noite. Os vereadores meio que embarcaram na versão da moça, que tem que ser respeitada. Mas é inviável economicamente.

OUTRO PAPO

Para conselheiro tutelar, cujo salário não é lá essas coisas e não são funcionários públicos de carreira, não aparecem interessados. No entanto, os concursos para cargos públicos o papo é outro. Em Nova Petrópolis, foram 5.000 candidatos para vagas na Prefeitura. Todo mundo quer se encostar no serviço público. Sabem que é mamata, podem usar e abusar da estabilidade no emprego, ganharão bem e geralmente trabalham pouco. 5000 contra 11 candidatos a conselheiro tutelar. Chega a ser covardia.

PRIVILÉGIO

Ontem me privei de um prazer que dois funcionários não tem. Peguei um copo de água da torneira da cozinha e tomei. Disse a eles que era água mineral. Um é morador de Novo Hamburgo e não pode tomar água retirada do Rio dos Sinos. Poder, pode, mas no outro dia estará com diarreia. O outro reside em Dois Irmãos e a água vem do Arroio Feitoria. No mínimo, não é como a de poço artesiano. Somos privilegiados neste aspecto.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.