Conecte-se conosco

Colunistas

Raul Petry – 13/01/2023

13/01/2023 - 07h58min

Panela de Pressão

QUASE
Foi por muito pouco que não tivemos uma tragédia em Ivoti. Trata-se do menino de 14 anos que quase morreu eletrocutado na tarde de terça-feira no campinho de futebol sete do bairro Jardim Bühler. Não estivesse lá um pai de um dos meninos que jogavam bola e o rapaz teria morrido. Ele já não respirava mais e o pai do menino que estava presente conseguiu reanimá-lo. Ele usou o chinelo de borracha para arrancar o menino do alambrado e o arrastou até a metade do campo. Segundo populares, o pessoal da Prefeitura só apareceu na manhã de quarta-feira e encontrou o alambrado ainda energizado. Arrancaram o disjuntor, passaram uma fita daquelas mais precárias em torno do contador de luz e foram embora. O local não foi interditado, tampouco colocado qualquer aviso proibindo o uso do campinho até que se apurasse responsabilidades. Nada disso foi feito. Uma pessoa me disse que o correto teria sido a realização de perícia e a interdição imediata da praça de esportes. Afinal, um menino de 14 anos quase perdeu a vida e parece que vai ficar por isso mesmo. Daí que se depreende que o prefeito está muito mal assessorado. Ele próprio não tem como cuidar de tudo. Um acidente quase fatal desses merecia muito mais ação por parte das autoridades municipais. Imagina se morre alguém numa praça pública da Prefeitura. Ou mesmo poderiam ter sido mais meninos que não saberiam fazer o que o adulto fez e poderiam ter tido o mesmo fim trágico do rapazinho salvo no último minuto. Ivoti tem que agradecer aos céus por ter escapado do perigo. Senão durante a semana teríamos sido notícia a nível estadual. E a uma semana do kerb.

KERB
Por falar em kerb, os preparativos se intensificam faltando uma semana para a grande festa. Muitos anos atrás o fato do kerb ser em janeiro era visto como negativo porque todo mundo estaria na praia e esvaziava o kerb. Eu dizia que, se tinha pontos negativos, também os tinha pelo lado positivo. Como tinha poucos eventos concorrendo justamente por causa do kerb, ganharíamos mais público que não tinham para onde ir. De outro lado, achava que não dava mais de 5% da população que iam para a praia ou viajavam. Os 95% restantes ficam na sua cidade mesmo e isto é verdade. Tanto que o kerb só cresceu da década de 90 para cá. E a tendência é crescer ainda mais daqui para a frente.

BRABOS
Muitos prefeitos estão brabos com o fato da estimativa do IBGE com relação ao censo ser menor do que se estimava ano após ano. Como falta muita gente para ser recenseada, vamos ver no que vai dar. Segundo o IBGE, Ivoti tem apenas 22.911 habitantes, que eu contesto veementemente. A população é maior por vários indicativos que temos. Se em 2010, há 12 anos, era de 19.874 a população, tem que ser mais agora. É só conferir um dado: o número de prédios e casa que se constrói todos os anos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.