Colunistas
Raul Petry – 13/04/2022
Panela de Pressão
POLÊMICA
A polêmica que vai se suceder só não será maior do que em 2012, porque naquela época não houve polêmica. Era consenso da população de que a água tinha que vir para outras mãos e tirada das mãos da Corsan. Caso contrário, estaríamos hoje no pior dos mundos, sendo abastecidos pelo Rio dos Sinos. Era eu, o povo e poucos políticos contra a maioria que queriam que a Corsan continuasse abastecendo a população de água. A Corsan estava sem concessão porque dois prefeitos não renovaram a concessão no começo do século. Nem Paulo Buchmann tampouco Arnaldo Kney renovaram a concessão e a Corsan continuava prestando serviços mesmo sem concessão. Até que em 2012, devido as constantes faltas de água e o zunzum de que a Corsan nos interligaria com o Rio dos Sinos, a chapa começou a esquentar.
MUNICIPALIZAÇÃO
No dia 7 de dezembro de 2012 aconteceu a municipalização. Portanto, neste ano fará 10 anos. Foi neste dia que a Corsan repassou os serviços e a sua administração para a Prefeitura de Ivoti. A partir de então o sonho eram investimentos, barateamento da água e esgoto por toda a cidade. Isto tudo seria possível. Não foi até hoje não se sabe porque. O que se sabe é que o dinheiro em caixa está minguando cada vez mais, os investimentos são mínimos e praticamente a única coisa que se fez em 10 anos foi manter a Autarquia funcionando como se a Corsan não tivesse ido embora. Apesar dos pesares, estamos muito melhor do que se a Corsan ainda estivesse entre nós. Aí estaríamos no pior dos mundos.
INSISTÊNCIA
Depois de muita insistência minha aqui neste espaço, atingimos finalmente o estágio em que se pode dizer que Ivoti é um município que explora o turismo de eventos como ninguém. Vejam o que aconteceu no último domingo. Poucas vezes foram vistas tantas pessoas no Núcleo de Casas de Enxaimel como no domingo. Não havia lugar para estacionar. Muita gente por todos os lados. Todo mundo vendendo, faturando. Deu gosto de ver. Foram feitos os investimentos necessários em novos produtos como a cervejaria, em espaços como o aumento para estacionamento, a internet melhorou, banheiros foram construídos. Está todo mundo feliz. A Páscoa trouxe muita gente. Pela primeira vez Ivoti fez um pequeno investimento para esta data e o resultado foi excelente. Para o ano que vem a Páscoa entra oficialmente no calendário de eventos de Ivoti.
DUAS NOVAS DATAS
Ivoti vai passar a ter duas novas datas no calendário de eventos. Uma delas é a celebração da Páscoa. O prefeito estava eufórico com a receptividade que o evento da Páscoa teve junto ao público. Os feirantes venderam como nunca e o público como um todo, tanto no sábado quanto no domingo, nas duas datas, agradou a todos. Muita gente procurando o Núcleo. As pessoas vão lá para tomar um chimarrão ou um chopp. Cada vez mais tem as mais variadas opções.
POEIRA
Todavia, a administração municipal tem que asfaltar o quanto antes o trecho que liga o Núcleo a VRS-865. Deve dar menos de um quilômetro, o suficiente para as pessoas chegarem empoeiradas na festa ou em casa. Urge uma solução.