Coluna Nova Petrópolis
Raul Petry – 13/06/2023
Nova Petrópolis
CLIMA
Estou curioso para ver como será a sessão da Câmara nesta semana. Na semana passada o clima entre os vereadores não estava bom, embora tenha sido postada uma foto de dois deles abraçados e dando indícios de que poderiam formar uma chapa para o Executivo no ano que vem. Era uma foto tirada no fim do mês passado. Depois disso, muita água rolou por debaixo da ponte, e deve rolar muito mais até o ano que vem. Mas a questão é que o clima entre os vereadores não estava lá essas coisas.
ENTENDER
Os vereadores se desentenderam por vários motivos. Alexandre não gostou que um projeto de sua autoria foi considerado inconstitucional e retirado da ordem do dia pela presidente Kátia. O vereador queria fazer uma lei municipal para dar preferência aos autistas nas filas. É mais ou menos o que já existe para idosos, gestantes, etc. Só que concluiu-se que esse tipo de legislação não é competência dos municípios. Por um lado é até fácil para nós leigos entendermos isso. Não pode ter uma lei numa cidade e na outra cidade uma lei diferente. O tratamento para os portadores de necessidades especiais tem que ser o mesmo no país inteiro. Por outro lado, é inevitável fazer a comparação com outro projeto que passou há pouco tempo pela mesma Câmara. Os vereadores não podem decidir sobre os critérios de uma simples fila no banco, mas podem decidir como serão os partos no hospital. Não seria isso um critério um tanto desproporcional.
ESTACIONAMENTO
Segundas-feiras é o dia que não precisamos pagar para estacionar no Centro de Nova Petrópolis. Numa primeira análise você e eu iremos pensar que isso é bom. Estacionar de graça é melhor do que pagar. Mas tem um porém. Bem nas segundas-feiras é muito mais difícil achar uma vaga. Perto dos bancos está tudo sempre lotado. Fica bem ilustrado como era o estacionamento antes da implantação da cobrança. Não fosse ela, todos os dias seriam como são as segundas-feiras.
PIÁ
Fiquei sabendo brevemente do que foi apresentado ontem na reunião sobre a transparência da Cooperativa Piá. O quadro é complicado. Dívidas de todos os tipos, quase nada de dinheiro em caixa e a fábrica parada. Até pouco tempo atrás nós achávamos que o pior eram as prateleiras vazias no Super Piá. A propósito, diz que na reunião de ontem alguns dos novos dirigentes tiveram certo receio de falar da venda de imóveis. Mas sejamos francos. É inevitável vender alguns ativos. Esse receio não é necessário. Podem falar com toda a tranquilidade. Não vai ter outro jeito. Aliás, essas vendas já deveriam ter ocorrido há bastante tempo.
AGROTÓXICOS
Nesta quarta-feira (14/06) a Prefeitura irá realizar a 20ª edição da coleta de embalagens de agrotóxicos. Todos os produtores rurais que tiverem embalagens para descarte devem se atentar aos horários das rotas que foram organizadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.