Conecte-se conosco

Colunistas

Raul Petry – 14/02/2023

14/02/2023 - 08h00min

Panela de Pressão

BANHEIROS
Este assunto tem que continuar porque ganhou novos contornos depois que a coluna publicou que os banheiros de nossas praças estavam sem condições de ser usados. Para mim os banheiros têm que estar limpos, não importa de que forma. Senão, de nada adianta fazer um projeto de futuro abrangente como o IVOTI100 se não temos condições de manter os banheiros de nossas praças limpos. Depois de publicar um tópico sobre o assunto, o vereador Satoshi respondeu e fiquei surpreso. A resposta dele é correta. O que me assusta é o pensamento de Satoshi sobre o assunto. Ele simplesmente jogou a toalha e disse, em suma, que não tem o que fazer, porque os vândalos sujam tudo e mais um pouco. Concluo que temos que tirar os banheiros das praças porque, desta maneira, seu espaço livre se amplia. Satoshi está redondamente errado não na verdade sobre o que existe de fato, mas na solução. Para ele não tem solução. Donde já chego a conclusão de que o banheiro da praça ecológica nunca será instalado por esta razão. Que horror!

JAPÃO
Satoshi lembra que no Japão quem usufrui de espaço público o deixa limpo para o próximo usar. A faxina das salas de aula lá são feitas pelos próprios alunos depois da aula. Esta é a cultura do Japão. Satoshi acha que a comunidade aqui tem que tomar consciência e ajudar a manter os espaços públicos como banheiros das praças limpos. A ideia é boa, mas não é só esta a solução que podemos ventilar. Onde fica o poder público? Se a consciência que deve partir do Poder Público passa a existir, podemos ventilar várias formas de manter os banheiros limpos. Pode haver uma parceria público-privada para isso. Não foram instaladas dezenas de câmeras de vídeo para ajudar a combater a criminalidade? Porque não se procura soluções a começar por câmeras de vídeo nas Praças. Satoshi acha que só instalando no interior dos banheiros. Tudo é válido. O problema é que o problema é negligenciado e, só a partir do momento em que ele passa a ser prioridade, começa a ser resolvido.

CULTURA
Apresentem um projeto, Executivo e Legislativo em parceria se for o caso, para aí então começarmos a debater o assunto. Apresentem ideias viáveis que o problema será resolvido. Não me conformo com a resposta de Satoshi, que é a mesma coisa que capitular. Quando foram pintadas as primeiras faixas de segurança, se dizia que ninguém obedeceria. Quando foram plantadas as flores nos canteiros de rua, se dizia que seriam arrancadas pelos vândalos. Agora quando o assunto é termos banheiros limpos, se diz que primeiro tem que mudar a cultura do povo. Todos usam faixa de segurança e as flores não foram arrancadas. E são sempre vereadores que tem essa opinião, como agora Satoshi.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.