Colunistas
Raul Petry – 14/03/2023
Panela de Pressão
BANHEIROS
A Prefeitura promoveu um evento na Praça Ecológica no sábado e lá não tem banheiro, só banheiro químico. Sinceramente não dá para entender. Espaços públicos que existem para reunir a população não terem banheiro público é quase que incompreensível. Qualquer campinho de futebol sete tem banheiro masculino e feminino. A propósito, a Praça Ecológica não tem que ser liberada por algum órgão público que dá o alvará de licença. Se não é, deveria ser. Como qualquer outro estabelecimento tem suas regras para abrir, uma praça no caso também deveria ser liberada, não importando se é órgão público ou privado. Será que um restaurante, por exemplo, recebe alvará de licença se não tiver banheiro?
CHOCANTE
As imagens que circulam pela internet do momento da execução do agressor que entrou no estabelecimento em Dois Irmãos e rendeu uma moça, dizendo que iria matá-la e riscando todo o seu corpo com um pedaço de vidro, são chocantes. A Brigada Militar chegou na hora H e salvou a moça. Ela reside aqui em Ivoti. É neste momento que a polícia tem seu valor. Muitas vezes não valorizamos o suficiente a polícia. Ela é, no entanto, a salvação da lavoura num caso como este. Podem fazer uma pesquisa, 99% da população aplaude os brigadianos que executaram o agressor e salvaram a moça. Mas tem 1% que ainda acha o contrário. São sempre inocentes que pagam a conta. Um sujeito como aquele nem deveria estar solto. A propósito, a Justiça havia decretado a sua prisão às 18 horas e ele entrou no estabelecimento uma hora depois.
DESENCARCERAMENTO
Quantos inocentes morrem nas mãos de criminosos que deveriam estar na cadeia. Aliás, faz parte da política do atual governo, promover o desencarceramento, uma palavra que parece um palavrão e é. Na verdade, é soltar bandidos presos. Na visão do governo bandidos são vítimas da sociedade injusta e desigual. Vocês se lembram quantos assaltos a bancos aconteciam no governo anterior. Era toda a semana, muitas vezes expondo dezenas de pessoas em risco. Quando o ex-presidente ganhou a eleição, antes de assumir em 1o de janeiro, a polícia pegou e matou todos os assaltantes de bancos. Eles eram perseguidos até serem presos e literalmente executados. Faz tempo que não se ouve mais falar em assalto a banco. Os assaltos a bancos ainda não voltaram, mas as invasões de fazendas já começaram pelo MST.
COMEMORAÇÃO
Estávamos comemorando a queda da criminalidade e dos acidentes de trânsito. A criminalidade está de novo em toda a parte desde o fim da pandemia. Os acidentes de trânsito caíram com o endurecimento da legislação e da existência por toda parte de câmeras de vídeo.