Conecte-se conosco

Colunistas

Raul Petry – 14/07/2022

14/07/2022 - 07h57min

Panela de Pressão

 

CRIMINALIDADE

O que todo mundo saúda é a diminuição da criminalidade na nossa região. Hoje já dá para circular mais tranquilamente porque o crime diminuiu muito. Por isso o espanto com o assalto ao consultório dentário no Edifício Centro Comercial no final da tarde de terça-feira. Um cliente mandou arrumar um dente e depois assaltou a dentista usando uma faca. Levou dinheiro, o Note e joias. Foi um assalto inusitado. O que se sabe é que este assaltante provavelmente será apanhado porque o edifício está cheio de câmeras de vídeo e não tem como ele escapar sem ser flagrado.

 

ESPANTO

20 anos atrás seria uma cena comum um assalto a mão armada. Hoje todos se espantaram porque ninguém mais está acostumado. A criminalidade na nossa região deve ter caído mais da metade. Ainda na década de 90 foram roubados três carros na frente do Diário. Quando tinha evento como um campeonato de futsal no ginásio municipal, levam de uma a três motos nas noites de sexta-feira. Hoje em dia o jogo virou e a criminalidade diminuiu muito. As causas são várias. A existência de câmeras de vídeo é uma delas. Dificilmente alguém comete um delito sem ser visto por alguma câmera. Com roubos de carros tem o componente receptador. A polícia mirou neles e os ladrões não tem mais o que fazer com um carro roubado. O próprio aparelhamento da polícia é outro componente. Hoje os veículos são bons e novos e com o armamento acontece o mesmo.

<SUB>CERCAMENTO

<10>Depois tem o cercamento eletrônico ainda. Quase todos os municípios instalaram câmeras de vídeo nas entradas e saídas. Você pode andar pelo interior que na divisa dos municípios tem uma câmera de vídeo instalada. É inegável que a nossa vida neste aspecto tá melhor.

 

TRÂNSITO

Com relação ao trânsito nossa vida também melhorou. Poucos ainda bebem e dirigem. Mais da metade dos acidentes de trânsito eram de responsabilidade de motoristas bêbados e não acontecia nada. Com o endurecimento da lei já mudou nosso comportamento. Poucos se arriscam a beber e dirigir. Se forem pegos o prejuízo é grande. Os legisladores demoraram para tomar medidas, o que era apregoado sempre por esta coluna.

 

EXEMPLO

Outro dia um ex-funcionário do Diário caiu numa blitz da Polícia Federal. Ele só tinha tomado três copos de cerveja. Negou-se a fazer o bafômetro por isso. Foi multado em quase 3 mil reais, um amigo teve que buscá-lo, e corre o risco de ter a CNH cassada. Por causa de três copos de cerveja. Esta coluna sempre apregoou isso. A punição é a única solução para grande parte dos nossos problemas.

 

SIMULADOR

Que o preço para tirar uma CNH está nas nuvens e chega a ser revoltante. O que encareceu ainda mais a carteira de motorista é o tal do simulador. Em alguns estados é facultativo o sujeito fazer ou não. Aqui no Estado é obrigatório. Não serve pra nada.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.