Coluna Nova Petrópolis
Raul Petry – 14/07/2022
Nova Petrópolis
PENA APLICADA
Como já era esperado, os vereadores aprovaram a penalidade ao vereador Tarcísio Brescovit, do Patriota, suspendendo o seu mandato por um mês. Só um vereador votou contra, que foi o próprio Bresco. Esse foi um ponto positivo, já que não sabíamos se a votação seria secreta ou aberta. Como foi aberta, deu para ficar sabendo como cada um votou.
O MOTIVO DO GANCHO
O lado menos positivo é que Bresco levou a punição, mas parece que não entendeu muito bem o motivo. Do mesmo jeito que aconteceu naquela fatídica sessão do dia 15 março, nesta semana a sessão também foi acompanhada por apoiadores de Bresco. E assim como em março, eles passaram a sessão gritando, chegando a interromper os vereadores que estavam com a palavra. Ao final, Bresco disse que foi uma manifestação “ordeira”. Eu fico só imaginando o que viria a ser desordem…
O QUE ESTÁ ESCRITO
Olhando a questão pelo lado político, foi uma vitória do bloco de situação. Dois vereadores de oposição se abstiveram: Claudio Gottschalk, do PDT, e Canísio Schneider, do PP, que é suplente e estava justamente assumindo a função naquela noite. Quem desequilibrou foi Egon Ackermann, do Republicanos. Ele votou favoravelmente à punição do colega. E justificou. Para ele, vale o que está escrito, referindo-se ao Regimento Interno da Câmara.
ARRASA QUARTEIRÃO
Mas a fala que realmente arrasou o quarteirão foi a do vereador Josué Drechsler, do MDB, que visivelmente foi ajudado pelo fato de ser advogado. Ele deu um verdadeiro show de argumentação. Lembrou, por exemplo, que todos aqueles expectadores nunca vão à Câmara de Vereadores, mesmo quando são votados importantes para o Município. Mas estavam lá fazendo barulho quando se tratou da punição a um vereador que quebrou o decoro parlamentar.
DECORO PARLAMENTAR
De certa forma, Bresco assumiu que errou quando ocupou a tribuna naquele dia 15 de março. Mas ele entende que antes de ser denunciado e punido, alguém deveria ter lhe chamado a atenção. Seria uma espécie de advertência, antes da punição propriamente dita. Só que o vereador esquece que essa advertência foi dada pelo presidente Alexandre da Silva. E em vez de ouvir o presidente, preferiu retrucar e bater boca.
SUSPEITO
Desta vez, muita gente acompanhou a sessão da Câmara pelo YouTube. E também teve muita gente fazendo comentários, todos a favor de Bresco. O curioso é que eu não reconheci nenhum daqueles nomes. Muitos com certeza são de fora da cidade. E tinha alguns que eram até meio suspeitos. Teve um que repetiu a mesma mensagem umas 15 vezes. Para mim ficou parecendo um robô de internet.