Colunistas
Raul Petry – 14/09/2022
Panela de Pressão
BUROCRACIA
O presidente da República tem uma peça de propaganda veiculada na imprensa onde ele anuncia que qualquer pessoa pode abrir uma empresa em apenas um dia. É isto que me deixa triste, ver que aqui em Ivoti impera ainda a burocracia, exigências absurdas quando você precisa de algo do município. A área do meio ambiente é um horror. Eles enxergam defeitos como se olhassem tudo com uma lupa. Se você encaminha um projeto para receber incentivos no pagamento de aluguel, uma das reciprocidades é a geração de emprego. Se você tem 10 empregos e promete dobrar o número de trabalhadores, não pode. Você tem que escrever que vai contratar outros 10. Não vale escrever que vai dobrar. É nestas firulas absurdas que o prefeito tem que intervir e mandar simplificar tudo. Não podemos ter um poder público que, em vez de auxiliar no desenvolvimento, faz o contrário e emperra tudo.
<SUB>POLÍCIA
<10>Todo mundo sabe que o proprietário da casa antiga na Rua São Leopoldo mandou derrubar a casa. Ele reside há 30 anos no Japão. O representante dele cumpriu o que seu antigo cliente pediu e vocês sabem o resultado disso? Foi parar na polícia. Tem que rir pra não chorar. Afinal, a casa não é dele, ele não pode fazer com ela o que quer? Só porque a botaram neste tal de inventário e que até agora é clandestino porque os proprietários das casas que constam nele sequer foram notificados, o Ministério Público interviu a pedido do Município e o cara teve que dar explicações na polícia.
EXPROPRIAÇÃO
Podem dizer o que quiserem, justificar de um ou de outro jeito, pra mim isto é expropriação. A casa é do proprietário e ele pode dispor dela como ele quiser. Ah, é um bem histórico. Bem, aí o poder público tem que pagar pelo fato do dono não poder dispor da casa e não simplesmente mandar o que o dono tem que fazer. Ou não tem que fazer poque não pode tocar num bem que é seu. Estranho isso.
PRAÇA
Que coisa de louco esta história de denominação da Praça São Leopoldo. Segunda de noite os vereadores então votaram que o nome da Praça seria Oscar Nicolao Müller e Edio Klein. Ou seja, tiraram o deles da reta. A Câmara Municipal lotou de partidários dos dois lados. A Prefeitura sempre chamou a futura praça de Leopoldo Nicolao Müller, que tinha empresa li e morava do lado da praça. Como a praça vai ser inaugurada neste ano, Marli entrou com um projeto para denominar a nova praça de Edio Klein. A família de Oscar se revoltou e não aceitou a mudança. Como Marli não abriu mão do seu projeto, foi para a votação.
HERANÇA
Tem uma herança em jogo aí, só pode ser. Não herança de bens, mas de votos. Está todo mundo dizendo que Marli quer os votos do falecido Edio, já que quase não se elegeu da última vez. Por isso entrou com o projeto com o nome de Edio, que era um defensor da natureza. Era formado em biologia.